Copa América: Chile vence Equador e junta-se à Colômbia nos quartos - TVI

Copa América: Chile vence Equador e junta-se à Colômbia nos quartos

Equador-Chile ( Reuters )

Bicampeão em título foram a segunda equipa a garantir a passagem à próxima fase

O Chile, bicampeão em título da Copa América, apurou-se esta sexta-feira para os quartos de final da prova ao vencer o Equador por 2-1, em Salvador, no fecho da segunda jornada do Grupo C.

A formação chilena entrou a dominar e adiantou-se bem cedo no marcador, aos oito minutos, num remate certeiro de Jose Fuenzalida, que fez a bola entrar junto ao poste direito, depois de um ressalto, na sequência de um canto.

Mas o jogo mostrou que a vitória não seriam «favas contadas» para os chilenos, que viram os equatorianos empatar na primeira ocasião de golo. Quando o relógio marcava 26 minutos, Gabriel Arias, fez falta na área sobre Mendez e Enner Valência, na conversão da grande penalidade, fez o 1-1.

Até ao intervalo, destaque para mais uma falta perigosa de Arias, desta vez sobre Ibarra. O VAR ainda chamou o árbitro, numa jogada passível de vermelho, mas este optou pelo amarelo.

O encontro acabou por ficar decidido logo no início da segunda parte com um golo de Alexis Sánchez, o seu 43.º em 126 jogos pela seleção chilena, aos 51 minutos, num remate feliz que traiu Alexander Domínguez, após centro de Aranguiz.

O Chile ainda poderia ter chegado ao terceiro golo aos 64 minutos, num cabeceamento de Pulgar, após um canto, enquanto o Equador só assustou, e não muito, aos 76, já que Carlos Garcés, em boa posição, cabeceou defeituosamente.

Aos 90 minutos, Gabriel Achilier teve uma entrada perigosa, de cotovelo, sobre Arturo Vidal e viu o vermelho direto, deixando o Equador com 10. Com mais um, o Chile controlou o tempo de descontos e Alexis ainda ameaçou o terceiro, num livre.

Na última ronda do agrupamento, na segunda-feira, o Chile defronta o Uruguai, bastando-lhe o empate para segurar a liderança do agrupamento, enquanto o Equador tem de bater os nipónicos para poder sonhar com os quartos, onde já estão o Chile e a Colômbia.

Continue a ler esta notícia