Transtejo perde 5 milhões de clientes - TVI

Transtejo perde 5 milhões de clientes

catamarã encalha no Tejo

Em entrevista ao Correio da Manhã, João Franco presidente da Transtejo diz que o transporte fluvial tem sido objecto de melhorias significativas mas que, à semelhança de outras cidades europeias, perdeu clientes. No ano passado cada passageiro custou ao Estado 115 euros.

O gestor afirmou que os novos navios adquiridos pela Trantejo representam um investimento ¿total de 50 milhões de euros para os nove navios adquiridos. É o maior investimento de sempre no transporte fluvial, efectuado de uma só vez, que é suportado em 50 por cento pelo FEDER e em 33 por cento pelo PIDDAC. Foram recebidos esta semana os dois últimos navios, com 50 metros de comprimento e capacidade para 600 passageiros sentados.¿

Ao jornal afirma também que ¿o processo de renovação das estações incluiu a inauguração de duas estações novas: o Seixalinho em Dezembro de 2002 e o Cais do Sodré em Maio 2004; e a renovação das estações de Belém e Porto Brandão em 2003. Está para começar em breve a modernização total da estação da Trafaria. Em princípios de 2006 teremos o novo terminal do Terreiro do Paço. Quanto à frota: é de 40 navios, dos quais 22 são catamarãs. Os Cacilheiros serão objecto de investimentos em termos de conforto e estética a começar ainda este ano. Outro segmento da frota, o dos ferries de transporte de veículos e passageiros, será muito melhorado com a substituição do mais antigo por um novo; o processo de aquisição foi iniciado no passado dia 19 de Agosto.¿

João Franco referindo-se às indemnizações recebidas revela que a empresa recebeu os seguintes valores: no ano de 2000, 2 milhões de euros, 2001 - 5,2 milhões, 2002, 5,4 milhões e 2003, 3,8 milhões de euros. Até final deste ano, teremos 8,7 milhões de euros.

Por seu lado e sobre a perda de clientes adianta que a Transtejo, ¿como aliás a generalidade dos modos de transporte público, tem vindo a perder passageiros de ano para ano, apesar da muito significativa melhoria da qualidade do serviço oferecido em resultado dos investimentos efectuados. Entre 2000 e 2003 a perda foi de cerca de cinco milhões. No último ano, transportámos mais de 33 milhões de passageiros. Para 2004 temos a expectativa de ter ainda alguma perda de passageiros mas muito menor do que nos anos anteriores, fundamentalmente porque a linha de Cacilhas para o novo terminal do Cais do Sodré com ligação ao Metro, à Carris e à CP, é mais aliciante e também porque a linha do Barreiro se tornou mais confortável. Estas duas linhas, Cacilhas e Barreiro, em conjunto servem mais de 80% dos nossos passageiros.¿
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