Mário Soares "em estado crítico e com prognóstico muito reservado" - TVI

Mário Soares "em estado crítico e com prognóstico muito reservado"

Antigo Presidente vai continuar internado nos cuidados intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Novo boletim clínico será emitido pelas 13:00 de domingo

O Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, informou que Mário Soares continua em estado crítico e irá continuar nos cuidados intensivos.

O novo boletim clínico foi divulgado por José Barata, porta-voz daquela unidade hospitalar, às 20:00 deste sábado.

O estado de saúde do Presidente Mário Soares se mantém crítico e com prognóstico muito reservado. Na sequência do episódio agudo ocorrido esta manhã, o Presidente Mário Soares vai continuar na unidade de cuidados intensivos", disse.

Mário Soares, de 92 anos, está internado há quase duas semanas, mas já tinha saído dos cuidados intensivos, após registar melhorias nos últimos dias. 

O estado de saúde do Presidente Mário Soares "agravou-se subitamente" na manhã deste sábado depois de ter saído da unidade de cuidados intensivos na sexta-feira por apresentar melhorias significativas.

José Barata não adiantou mais pormenores sobre o estado de saúde do ex-chefe de Estado e remeteu mais esclarecimentos para a família de Mário Soares. O novo boletim clínico será divulgado no domingo pelas 13:00.

O Presidente da República interrompeu a sua agenda para visitar Mário Soares, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. No final da visita, onde esteve com a filha de Soares, Isabel.

O Chefe de Estado não quis prestar declarações aos jornalistas no hospital, mas mais tarde deixou uma mensagem. 

"Estamos todos muito gratos por aquilo que Mário Soares tem dado ao país", disse o Presidente. 

Mário Soares tinha melhorado há dois dias

Internado desde o dia 13 de dezembro, o antigo Presidente fora transferido na quinta-feira dos Cuidados Intensivos para a “unidade de internamento em regime reservado” do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

Na ocasião, o hospital anunciou que Mário Soares “manter-se-ia sob vigilância continuada a cargo da equipa clínica multidisciplinar que o acompanhou na Unidade de Cuidados Intensivos”.

O Hospital da Cruz Vermelha tem emitido diariamente boletins clínicos sobre a situação de Mário Soares, de 92 anos. No entanto, “perante a estabilidade da situação clínica” do antigo Presidente da República, “e prevendo-se uma evolução no mesmo sentido, o hospital só voltará a emitir novo boletim clínico quando a situação se justifique”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE