George Weah pode ser eleito presidente da Libéria - TVI

George Weah pode ser eleito presidente da Libéria

George Weah

Antigo jogador do Milan é um dos candidatos na segunda volta

George Weah pode esta terça-feira ser eleito presidente da Libéria na segunda volta das eleições, que coloca frente a frente o lendário jogador e o vice-presidente cessante Joseph Boakai.

Mais de dois milhões de eleitores estão inscritos para votar. A data da segunda volta esteve inicialmente marcada para 7 de novembro, mas questões relacionadas com os vários recursos apresentados, em que se denunciaram ilegalidades eleitorais na primeira votação, realizada a 10 de outubro último, obrigaram o Supremo Tribunal a remarcar o dia.

Na primeira volta, o senador George Weah e Joseph Boakai não conseguiram obter mais de 50% dos votos, ambos tentando suceder a Ellen Johnson Sirleaf, a primeira mulher eleita chefe de Estado em África e prémio Nobel da Paz em 2011, que está constitucionalmente impedida de se apresentar a um terceiro mandato.

Nos resultados apurados na primeira volta das eleições, que contaram com uma taxa de participação de 75%, o senador George Weah obteve 39% dos votos, à frente de Boakai, vice-presidente cessante e apoiado pelo Partido Unido (UP, no poder), com 29,1%, com os restantes 18 candidatos a dividirem o resto dos votos.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE