Liga: a análise da jornada 23 - TVI

Liga: a análise da jornada 23

  • 27 fev 2017, 23:40
Estoril-Sporting (Lusa)

Falta um terço de campeonato

A um terço do final do campeonato, Benfica e FC Porto continuam a lutar pela liderança. A pressão ora tem estado de um lado, ora de outro, consoante quem joga primeiro, apesar do ponto de diferença a favor das águias.

A ronda 23 confirmou que Tiquinho Soares é o principal reforço de inverno e que o grego Mitroglou tem sido a chave para os encarnados continuarem na frente da tabela.

As duas equipas tiveram jogos de grande exigência, mas ambas responderam a todas as incidências que as partidas encerraram. Ao triunfo na Luz do Benfica sobre o Des. Chaves, respondeu o FC Porto com vitória no dérbi da Invicta. Se no Bessa houve uma demonstração de confiança e querer, em Lisboa ficou a imagem de um Benfica que tudo fará para manter o primeiro lugar. Portanto, este round não concluiu nada e espera-se pelo dia 24 da Liga para se perceber se alguém cede.

Tranquilamente no terceiro lugar está o Sporting. Uma tranquilidade amarga, claro, pela distância para os rivais, mas pelo menos a equipa de Jorge Jesus vai tratando de assegurar pontos suficientes para não entrar em maiores aflições. Venceu no Estoril, mesmo sem uma exibição fulgurante e sem Adrien, e tem agora oito pontos a separá-lo de V. Guimarães e Sp. Braga.

Aquelas duas formações minhotas lutam num campeonato muito próprio. A rivalidade é por demais conhecida e estão ambas lado a lado na Liga, porque o Vitória venceu ao fim de cinco jogos e o Sp. Braga continua sem ganhar ao fim de seis no que respeita apenas e só ao campeonato.

A jornada foi muito pobre em golos e pobre também em mexidas: o Marítimo podia estar a três pontos do quinto lugar, está a cinco porque empatou com o Tondela…que podia estar a dois de um lugar de permanência, mas continua último e a quatro do Moreirense.

Os vencedores da Taça da Liga até foram um dos grandes derrotados da ronda, porque apesar de os tondelenses somarem um ponto, a verdade é que tanto a equipa de Pepa como o Nacional ganhou terreno ao Moreirense. Um ponto apenas, é verdade, mas ainda assim um ganho.

A ronda 23 foi uma espécie de pausa com jogos no campeonato: Rio Ave e Paços não foram além de um nulo e praticamente não ganharam nada com isso, assim como o Feirense na Madeira, ainda que no terreno de um rival que luta pela permanência também.

Para o fim ficou o Arouca-Belenenses, que trouxe Maurides como e principal notícia da noite. O ponta de lança bisou precisamente frente a uma equipa que já representara e os lisboetas até foram um dos principais vencedores da jornada: com o triunfo em Arouca, a equipa que lhe estava acima, ganhou pontos a todos os clubes que estavam abaixo na tabela. Das que estavam acima, apenas V. Guimarães e os três grandes venceram.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE