China: Desmantelada rede de pirataria em centro de H5N1 - TVI

China: Desmantelada rede de pirataria em centro de H5N1

CDs e DVDs pirateados

A polícia chinesa desmontou uma rede de produção e venda de DVDs piratas que operava num falso centro de pesquisa de gripe aviária na província de Jiangxi, no leste da China, refere a agência noticiosa oficial chinesa.

Relacionados
Zheng Deming, director do departamento de combate à pornografia e pirataria de Jiangxi, anunciou que a polícia prendeu pelo menos 16 membros de uma rede que fabricava cópias ilegais de filmes em formato DVD, tendo produzido e vendido cerca de 26,4 milhões de discos em dois anos.

Segundo a agência noticiosa «Nova China», que cita «Zheng», a polícia levou meses a vigiar a fábrica antes de e invadir e confiscar cerca de 100 mil discos pirata e quatro linhas de produção, prendendo 11 suspeitos, entre eles o dono da fábrica, de apelido Feng, avança a «Lusa».

Feng espalhou rumores em áreas vizinhas de que a sua fábrica era um centro de pesquisa do vírus H5N1, a estirpe mais mortal do vírus que causa a gripe das aves, para manter os locais longe da unidade, disse Zheng.

A China registou 23 casos de contágio humano pelo H5N1 desde 2003, o início do surto, tendo morrido 14 pessoas no país e 167 em todo o mundo em consequência do vírus.

Apesar das cautelas de Feng, diz a Nova China, foram os habitantes locais que denunciaram o falsificador, após terem desconfiado do grande número de discos que inundou o mercado local pouco depois da chegada de Feng.

Em Junho de 2004, Feng tinha já mudado a fábrica da província de Guangdong, fronteira a Macau, no sul da China, para Jiangxi, quando a polícia chinesa intensificou a caça à pirataria nessa região.
Continue a ler esta notícia

Relacionados