Piloto adormece durante 40 minutos e só acorda 100 quilómetros depois do destino - TVI

Piloto adormece durante 40 minutos e só acorda 100 quilómetros depois do destino

Piloto adormece aos comandos de avião

Relatório da investigação aponta para fadiga do piloto

Podia ter acabado mal, mas esta história tem um final feliz. No estado australiano de Queensland, um piloto adormeceu profundamente durante 40 minutos e passou pelo aeroporto onde devia ter aterrado, em Redcliffe. A situação só foi detetata quando o avião já estava a 100 quilómetros do destino.

O incidente aconteceu em julho do ano passado, mas agora um novo relatório, divulgado pelo Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos australiano (ATSB), dá conta do motivo pelo qual o piloto adormeceu em pleno voo: fadiga e hipoxia.

O ATSB conclui que, provavelmente, o piloto andava muito cansado devido às poucas horas de sono da noite anterior e antes do incidente (...) Isso provavelmente exacerbou a fadiga existente do piloto e contribuiu para que ele adormecesse", mostra o relatório.

No dia em que tudo aconteceu, um outro avião tentou chamar a atenção da aeronave perdida, que voava ainda 300 metros acima do que aquilo que devia. 

De acordo com o documento, a comunicação com o Cessna 208B foi restabelecida apenas 40 minutos depois e que, quando se apercebeu, o piloto queria regressar a Redcliffe, mas foi forçado a fazer uma aterragem de emergência em Gold Coast.

Quando acordou, o piloto estava confuso e não tinha percebido o quão longe estava do percurso que era suposto e nem sequer se lembrava dos avisos da torre de controlo", diz ainda o relatório.

Do incidente não resultou qualquer ferido e os investigadores adiantaram ainda que o piloto não estava sob qualquer efeito de álcool ou drogas.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE