A Guarda Nacional Republicana (GNR) pôs fim a uma festa com 14 pessoas numa associação recreativa e cultural, na localidade de Chãs, concelho de Leiria.

Os militares da Guarda deslocaram-se de imediato ao local apurando que no interior da associação encontravam-se 14 pessoas estando em incumprimento com as normas e medidas vigentes para a contenção da epidemia e redução do risco de contágio da doença COVID-19".

A denúncia, realizada a 29 de janeiro, resultou na identificação de 13 pessoas que se encontravam no local, bem como da proprietária do espaço que tinha conhecimento da organização do evento. 

Em comunicado, a GNR esclarece ainda que "perante o incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, foram elaborados 14 autos de contraordenação, tendo ainda sido elaborado um auto de notícia pelo crime de desobediência"

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Leiria.

Recorde-se que, de acordo com as medidas impostas pelo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, encontram-se encerradas as instalações e estabelecimentos como discotecas, bares, salões de dança ou de festa.

Cláudia Évora