Austrália faz maior apreensão de cocaína da história do país - TVI

Austrália faz maior apreensão de cocaína da história do país

Austrália faz apreensão recorde de cocaína

Valor de mercado de 1,1 toneladas daquela droga apreendida, expedida da América do Sul para o Pacífico Sul, foi estimado em 248,2 milhões de euros. Catorze australianos e um neozelandês acabaram detidos

A polícia da Austrália anunciou esta quinta-feira ter desmantelado uma rede de cocaína e apreendido 1,1 toneladas daquela droga, numa operação conjunta com o Taiti.

De acordo com a polícia, 600 quilogramas de cocaína foram intercetados pela marinha francesa ao largo do Taiti, 500 em Sydney no dia de Natal e 32 quilogramas de heroína nas Fiji, todos destinados ao mercado australiano.

“A dimensão global da apreensão – 1,1 toneladas – faz com que seja a maior apreensão de cocaína na história da aplicação da lei da Austrália”, afirmou Chris Sheehan, da polícia australiana.

O valor de mercado da cocaína, expedida da América do Sul para o Pacífico Sul, foi estimado em 360 milhões de dólares australianos (248,2 milhões de euros).

"O sindicato criminoso que desmantelamos nos últimos dias era robusto, resiliente e determinado", disse o mesmo responsável.

A investigação começou há mais de dois anos na sequência de uma denúncia.

A operação culminou na detenção de 14 australianos e um neozelandês, com idades entre os 29 e os 63 anos.

Continue a ler esta notícia