Apagão na América Latina deixa milhões sem eletricidade - TVI

Apagão na América Latina deixa milhões sem eletricidade

  • BC
  • 16 jun 2019, 19:11

Argentina e Uruguai, com uma população combinada de cerca de 47 milhões de pessoas, ficaram às escuras

Dezenas de milhões de pessoas na América Latina ficaram sem eletricidade este domingo, devido a uma falha de energia que deixou praticamente às escuras a Argentina e o Uruguai, que em conjunto têm uma população de 47 milhões de pessoas.

Segundo o jornal argentino Clarín, a falha de eletricidade começou às sete da manhã, hora local, e afeta, para além da Argentina e do Uruguai, o Paraguai e algumas cidades chilenas.

Segundo o secretariado para a Energia da Argentina, o apagão deve-se a uma falha na transmissão de eletricidade da barragem hidroelétrica de Yacyretá, no rio Paraná. O motivo da falha não foi, para já, divulgado. 

As autoridades argentinas admitem que possa levar cerca de oito horas a repor a energia em todo o país, ainda que a situação tenha começado a normalizar a partir da hora de almoço. Apenas uma região da Argentina, O arquipélago de Tierra del Fuego, não foi afetado pela falha energética.

o apagão paralisou os transportes e deixou Buenos Aires sem vivalma. A distribuição de água na cidade também foi afetada pela falta de energia.

Em Montevideu, a capital uruguaia, só alguns edifícios com geradores, nomeadamente hotéis de luxo, continuaram com eletricidade. 

O apagão inédito ocorre cerca de três meses depois de uma série de episódios semelhantes na Venezuela, que deixaram sem luz os habitantes durante vários dias seguidos. Na altura, o presidente venezuelano acusoou os opositores, apoiados pelos EUA, de sabotagem, ainda que a maioria dos peritos tenha a atribuído as falhas à falta de manutenção da rede elelétrica da Venezuela.

Presidente argentino diz que apagão que afetou o país "está a ser investigado a fundo"

O Presidente da Argentina, Maurício Macri, disse este domingo que o apagão elétrico que afetou o país, o Uruguai, o Paraguai e também o Brasil é “um caso inédito” que “será investigado a fundo”.

Esta manhã registou-se um enorme corte de energia elétrica em todo o país devido a uma falha no sistema de transporte do litoral (noroeste) cujas causas ainda não podemos precisar. Estamos a trabalhar para que todos possam ter energia o mais rapidamente possível”, escreveu o chefe de Estado na rede social Twitter.

Maurício Macri adiantou ainda que cerca de 50% dos consumidores já têm a energia reposta e que “com o decorrer das horas será restabelecida para todos”.

Entretanto, o Uruguai está a “recuperar lentamente” a reposição de energia, anunciou a empresa estatal Administração Nacional e Usinas e Transmissões Elétricas (UTE).

Ariel Ferragut, porta-voz da UTE, explicou que “estão a responder lentamente” para repor o serviço em todo o país, acrescentando que ainda são desconhecidos os motivos da avaria, mas que estão a ser investigados.

Continue a ler esta notícia