Sem filtros: a campanha de uma maquilhadora para mostrar poros e rugas nas redes sociais - TVI

Sem filtros: a campanha de uma maquilhadora para mostrar poros e rugas nas redes sociais

Sasha Pallari

Sasha Pallari quer que os cibernautas deixem de ser dependentes dos filtros e passem a mostrar a realidade sem disfarces

Sasha Pallari, manequim e maquilhadora de profissão, é a autora de uma campanha que tem difundido nas redes sociais com o hashtag #filterdrop, ou seja, deixar cair o filtro. O objetivo é promover as fotografias com "poros, rugas, textura e realidade", ou seja, as imagens não editadas com filtros que estão disponíveis em praticamente todas as aplicações. E milhares de pessoas já aderiram. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sorry not sorry I refuse to edit the fine lines on my forehead. #BESTYOU . PRODUCTS @dermalogicauk - biolumin c eye serum @embryolisseuk - moisturiser @benefitcosmeticsuk - boi-ing cakeless concealer (SHADE 2) @narsissist - skin deep palette, sheer glow foundation (SHADE Fiji), overlust cheek palette @nyxcosmetics_uk - born to glow concealer (SHADE vanilla) @maybelline - anti age eye eraser (SHADE light) & 24hr stay gel liner (SHADE black) @makeuprevolution - bronzer reloaded (SHADE long weekend) @primark.beauty - fake it mascara & individual lashes @benefitcosmeticsuk - bad gal bang mascara & gimmie brow (SHADE 5) @lagirlcosmetics - pro conceal (SHADE medium bisque) @ctilburymakeup - flawless filter (SHADE 2), airbrush flawless finish (SHADE 2) @beccacosmetics - shimmering skin perfector (SHADE moonstone) @anastasiabeverlyhills - dipbrow pomade (SHADE - soft brown) @maccosmeticsuk - lipstick (SHADE honey love) lip liner (SHADE morning coffee)

Uma publicação compartilhada por SASHA LOUISE PALLARI (@sashalouisepallari) em

Esse comportamento de vício e desejo constante de ser bonita está a alimentar as inseguranças das gerações futuras”, defende Pallari, citada pela BBC.

Foi com uma fotografia partilhada pela maquilhadora a 25 de junho, na qual aparece sem maquilhagem, sem filtros e com a legenda“parecer bonita é uma opinião, sentir-se bonita é uma escolha” que a campanha pelo fim do uso de filtros ganhou popularidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Looking Beautiful is opinion, feeling Beautiful is choice. #FILTERDROP

Uma publicação compartilhada por SASHA LOUISE PALLARI (@sashalouisepallari) em

Recebi inúmeras mensagens emocionadas e pessoais sobre como os filtros e as redes sociais afetam os outros e a quantidade de imagens #FILTERDROP postadas em todo o mundo tem sido fenomenal”, escreveu Pallari.

O vídeo lançado pela maquilhadora no Instagram a explicar a campanha tem mais de 53 mil visualizações e pede às pessoas que saiam da zona de conforto e deixem de ser tão dependentes dos filtros.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

The support over the last two weeks has been so overwhelming only emosh for 30 seconds, I counted*

Uma publicação compartilhada por SASHA LOUISE PALLARI (@sashalouisepallari) em

Pallari não quer o fim dos filtros, mas considera que alguns, que modificam características do rosto, "não deveriam poder existir".

Para combater os perigos de uma sociedade irrealista, onde “já nem conseguimos distinguir o que é ou não é filtro”, Sasha promove pequenas mudanças e sugere a quem se queira juntar ao movimento que partilhe fotografias com ou sem maquilhagem e acrescente o hashtag #filterdrop.

Uma pesquisa recente da associação Girlguiding, a associação britânica das Guias, descobriu que cerca de um terço das jovens não publica fotos nas redes sociais sem antes usar um filtro que modifique a aparência.

De acordo com a BBC, o Instagram já veio dizer que está a trabalhar em medidas para reduzir a pressão social, incluindo a exclusão dos botões de "gosto", para evitar comparações.

Continue a ler esta notícia