Violação de idosa de 86 anos na Índia causa onda de indignação - TVI

Violação de idosa de 86 anos na Índia causa onda de indignação

  • MS
  • 10 set 2020, 20:05
Poluição em Nova Deli

De acordo com as autoridades indianas, foram registados 33.977 casos de violação na Índia em 2018, último ano com dados disponíveis. Isso equivale a uma violação a cada 15 minutos

Há dois anos a Índia foi considerada o país mais perigoso para as mulheres a uma escala mundial. Em causa estão as violações constantes a crianças, jovens, mulheres adultas ou mesmo idosas. Desta vez, é o caso de uma idosa de 86 que está a chocar o mundo.

Ao que a BBc conseguiu apurar, mulher estava na rua, à espera do vendedor de leite, na noite da última segunda-feira, quando foi abordada por um homem.

Ele disse-lhe que o habitual vendedor de leite não vinha e ofereceu-se para a levar a um local onde poderia comprar leite", explicou Swati Maliwal, chefe da Comissão para Mulheres de Nova Deli.

O suspeito levou-a para uma quinta, perto da zona onde a mulher residia e violou-a.

Ela chorou o tempo todo e implorou para que ele parasse. Disse que podia ser avó dele, mas os apelos foram ignorados e foi agredida impiedosamente enquanto tentava resistir e se protegia", relatou Maliwal. 

O alerta foi dado pelos vizinhos que ouviram os gritos da idosa e chamaram a polícia. O agressor, de 32 anos, foi preso no local e a pena de morte será pedida em julgamento. 

O caso tem gerado uma onda de indignação por parte da Comissão para Mulheres de Nova Deli, um órgão do Estado que investiga questões de segurança e proteção relacionadas às mulheres. Os ativistas pediram leis mais duras sobre a agressão sexual no país.

De acordo com as autoridades indianas, foram registados 33.977 casos de violação na Índia em 2018, último ano com dados disponíveis. Isso equivale a uma violação a cada 15 minutos.

Continue a ler esta notícia