Ventos fortes que estão a gerar o caos na Europa já fizeram três mortos - TVI

Ventos fortes que estão a gerar o caos na Europa já fizeram três mortos

  • CM
  • 18 jan 2018, 12:31

Na Holanda, foi acionado o alerta vermelho, enquanto na Alemanha as escolas foram encerradas. No Reino Unido e na Roménia há milhares de pessoas sem eletricidade

A forte tempestade que atinge o norte da Europa está a provocar, nesta quinta-feira, o caos nos transportes, impedindo voos e dificultando a circulação de comboios e automóveis.

Três pessoas morreram já atingidas por queda de árvores ou pedaços de estruturas, confirmou a polícia holandesa, citada pela agência Reuters.

O aeroporto internacional de Amesterdão (Schiphol) anulou todos os voos devido a ventos violentos que paralisam a Holanda, deixando comboios parados e barcos ancorados e causando problemas nas estradas.

O instituto de meteorologia holandês atribuiu a grande parte do país o código vermelho, o alerta mais elevado.

Árvores caídas e camiões derrubados pelos ventos fortes também foram registados.

Na vizinha Bélgica, a tempestade obrigou ao encerramento do porto de Ghent e a circulação de elétricos foi interrompida em várias partes da capital, Bruxelas, onde vários parques públicos foram encerrados.

Na Alemanha, as escolas estão fechadas na antecipação da tempestade, com neve, chuva e ventos fortes.

O serviço ferroviário alemão cancelou toda a circulação no estado mais populoso do país, o da Renânia do Norte-Vestefália.

A praça em frente à catedral de Colónia foi parcialmente isolada por precaução, em caso de queda de pedras devido às rajadas de vento.

Em Munique, vários voos foram cancelados.

No Reino Unido foram registados ventos de até 110 quilómetros/hora e milhares de casas no sudeste de Inglaterra ficaram sem eletricidade.

A circulação ferroviária regista grandes atrasos, porque o vento danificou linhas elétricas e causou a queda de árvores nos carris.

Em algumas zonas da Escócia, desaconselhou-se a circulação automóvel devido ao perigo causado pelos ventos, neve e gelo.

A Roménia foi outro dos países atingidos, com a tempestade de neve e os ventos fortes a deixarem dezenas de escolas, várias estradas e portos fechados, bem como milhares de pessoas sem eletricidade.

A ministra do Interior, Carmen Dan, disse hoje que cerca de 32.000 pessoas estão sem eletricidade em 13 condados da Roménia.

Continue a ler esta notícia