Criança síria morre em naufrágio ao largo da Grécia - TVI

Criança síria morre em naufrágio ao largo da Grécia

  • BO
  • 2 mar 2020, 19:51

É a primeira morte confirmada depois de o presidente turco ter decidido abrir as fronteiras com a Europa

Um menino morreu afogado esta segunda-feira depois de o barco em que viajava ter naufragado na costa da ilha grega de Lesbos. De acordo com as autoridades gregas, esta é a primeira morte conhecida após a decisão da Turquia de abrir as fronteiras com a Europa para a entrada de migrantes e refugiados.

A guarda costeira da Grécia disse que o barco que afundou em Lesbos estava a ser escoltado por um navio turco.

Depois do acidente, as autoridades resgataram 46 pessoas, incluindo duas crianças inconscientes, que foram transportadas para o hospital. Uma dessas crianças, um menino sírio de quatro anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

A embarcação foi afundada deliberadamente para que as pessoas a bordo fossem resgatadas pelas autoridades e lhes fosse permitida a entrada no país. Acreditamos que a tragédia aconteceu nesse momento", afirma um comunicado da guarda costeira.

Segundo a agência Reuters, outra embarcação com cerca de 30 afegãos chegou a Lesbos ao início da manhã. Outras 32 pessoas foram também resgatadas pela guarda costeira em Farmakonisi, ilha perto da Turquia.

No dia 28 de fevereiro, o presidente da Turquia anunciou a abertura das fronteiras com a Europa para a passagem de migrantes e refugiados. Uma decisão tomada depois de 34 soldados turcos terem sido mortos em ataques aéreos no nordeste da Síria, traduzindo-se no maior número de baixas registado entre as forças turcas desde que o país se envolveu na guerra em 2016.

 

As autoridades gregas acusaram a Turquia de orquestrar um esforço coordenado para conduzir os migrantes através da fronteira. 

A Turquia alberga, atualmente, 3,5 milhões de refugiados e migrantes da Ásia, África e Médio Oriente.

Continue a ler esta notícia