O governo espanhol publicou esta terça-feira uma lei que regulamenta o uso de máscara obrigatório em todo o país. A norma faz parte do Boletim Oficial do Estado, e faz parte das regulamentações urgentes de prevenção e contenção da covid-19.

O uso de máscara passa a ser obrigatório em qualquer espaço público, incluindo piscinas e praias, independentemente da distância existente entre as pessoas.

Até agora, a medida que estava em vigor era semelhante à aplicada em Portugal, que define a utilização de máscara quando não é possível manter a distância entre as pessoas.

Apesar da nova medida, muitas comunidades não vão ter alterações. É o caso da Catalunha, cujo governo regional regulamentou a obrigação de máscara em julho de 2020. A essa regra acescentam-se as zonas balneares, que não estavam previstas anteriormente.

O governo espanhol justifica a medida com a "atual situação de crise derivada da pandemia e a natureza de evolução imprevisível da mesma, que aconselham a imediata modificação dos preceitos previstos na legislação anterior".

António Guimarães