Juiz indiano "condena" violador a casar com a vítima para evitar a prisão - TVI

Juiz indiano "condena" violador a casar com a vítima para evitar a prisão

Violência contra as mulheres

Homem foi acusado de perseguir, amarrar e violar repetidamente a vítima

Sharad Arvind Bobde é um dos mais reputados juízes da Índia, mas nas últimas horas ficou debaixo de fogo depois de ter emitido uma decisão no mínimo insólita.

Mais de cinco mil pessoas assinaram uma petição a pedir que o juiz se demita, depois de ter dito que um homem condenado por violar uma mulher devia casar com a vítima para evitar ir para a prisão.

Se quiser casar com ela podemos ajudá-lo. Se não, perde o emprego e vai para a prisão", afirmou o juiz em tribunal, citado pelo The Guardian.

A petição vem acompanhada de uma carta redigida por mulheres ativistas, que defendem a demissão do juiz. O homem estava acusado de perseguir, amarrar e violar repetidamente uma rapariga, tendo também ameaçado a vítima de morte.

Ao sugerir que este violador case com a vítima, o senhor, alto cargo de justiça na Índia, vai condenar a vítima a uma vida de violações às mãos de um abusador que a levou a tentar o suicídio", pode ler-se na carta.

A carta questiona ainda outras palavras de Bobde, que, numa outra audiência, questionou se o sexo entre um casal alguma vez poderia ser considerado violação: "O marido pode ser um homem brutal, mas podemos chamar às relações sexuais entre um casal uma violação?".

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE