Chuva forte ameaça mais de um milhão de pessoas no Japão - TVI

Chuva forte ameaça mais de um milhão de pessoas no Japão

  • SS/ SC - originalmente inserida às 07:53
  • 3 jul 2019, 12:58
Cheias no Japão

Autoridades ordenaram esta quarta-feira a retirada de mais de um milhão de pessoas da região de Kahoshima. Advertem que podem ocorrer indundações e deslizamentos de terra até quinta-feira

As autoridades japonesas ordenaram esta quarta-feira a retirada de mais de um milhão de pessoas da região de Kahoshima, devido às fortes chuvas que atingiram o sudoeste do Japão nos últimos dias e que se intensificaram nas últimas horas.

Kahoshima está localizada na principal ilha do sul do Japão, Kyuski, onde se prevê que possam cair 350 milímetros de chuva por metro quadrado até quinta-feira de manhã. Um valor que é superior ao volume médio de precipitação para todo o mês de julho,(319 milímetros). 

As autoridades nipónicas temem que as chuvas causem inundações e deslizamentos de terra e, por isso, já ordenaram a retirada de mais de um milhão de pessoas nas zonas que se prevê que sejam mais afetadas. Mas, até agora, estima-se que apenas 1.700 pessoas tenham abandonado as susas casas.

De acordo com oficiais do governo, esta semana já se verificou a morte de uma mulher devido a um deslizamente de terra em Kagoshima. 

Por favor, fiquem atentos a inundações, a possíveis deslizamentos", apelou o responsável pela agência meteorológica do Japão, Ryuta Kuro. 

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, anunciou que cerca de 14.000 membros das Forças Armadas do país foram mobilizados para apoiar as equipas de emergências.

Continue a ler esta notícia