Peixinhos dourados rejeitados transformam-se em "mutantes" em lago e geram alerta - TVI

Peixinhos dourados rejeitados transformam-se em "mutantes" em lago e geram alerta

Goldfish gigante

Caso aconteceu nos Estados Unidos...mas não só

Uma cidade do estado norte-americano do Minnesota pediu aos moradores para não libertarem os seus peixes de estimação na natureza, depois de terem sido encontrados peixinhos-dourados gigantes num lago.

Segundo noticia a BBC, este tipo de animais domésticos podem crescer muito mais na natureza do que num aquário e provocar distúrbios nos ecossistemas.

As autoridades locais explicaram que os peixes dourados podem contribuir para a má qualidade da água ao mexer em sedimentos e arrancar plantas.

"Por favor, não solte o seu peixinho dourado de estimação em lagos e lagoas!", alertou a autarquia de Burnsville, no Twitter, com uma série de imagens do vários peixes-dourados capturados durante uma expedição ao Lago Keller.

No Minnesota, este tipo de peixes são uma espécie invasora regulamentada, o que significa que é ilegal soltá-los em águas públicas.

Um peixe dourado mantido num aquário doméstico pode atingir um comprimento de até 5,1 cm. Contudo, uma vez em águas públicas, estes animais podem crescer bastante e serem difíceis de remover.

Mas os Estados Unido não são o único país a sofrer deste flagelo. Em 2017, a cidade Munique, na Alemanha, adiantou que os cardumes de peixes dourados estavam a matar à fome todas as espécies rivais nos lagos locais.

 

Continue a ler esta notícia