No 13º dia da sondagem diária da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, o PAN ultrapassou pela primeira vez o CDS, enquanto o PS e o PSD voltam a encurtar a distância de um para o outro nas intenções de voto.
De acordo com a sondagem, o partido de André Silva foi o que mais subiu, registando 4,4% das intenções de voto (+0,6%), sendo a primeira vez que o PAN ultrapassa a barreira dos 4%. Em sentido contrário, o CDS-PP mantém uma tendência de descida, que se verifica desde 30 de setembro. O partido de Assunção Cristas registou 3,9% das intenções de voto (-0,1%).
O PS também desceu 0,1%, e tem agora 37,3% na sondagem diária. O PSD subiu de 28,5% para 28,8% (+0,3%), encurtando a distância para os socialistas. Oito pontos e meio distanciam os dois maiores partidos.
O Bloco de Esquerda voltou a recuperar, obtendo 9,2 pontos percentuais, subindo em 0,3% nas intenções de voto. O partido de Catarina Martins afastou-se, assim, da CDU, que teve a descida mais acentuada (-0,8%) e reúne agora 6,6% das intenções de voto.
Relativamente ao impacto da exposição mediática, apenas quatro líderes partidários registaram uma subida. Catarina Martins, André Silva, Santana Lopes e André Ventura subiram neste parâmetro, no qual o melhor colocado passa a ser Carlos Guimarães Pinto, líder da Iniciativa Liberal (14,3%). Marinho e Pinto continua a ser a personalidade com o pior impacto da exposição mediática (-27,8%).
Nos dois principais partidos, António Costa tem um impacto de exposição mediática de 11,3% negativos, enquanto Rui Rio reuniu 10,4 pontos percentuais.
Partidos | 2 de outubro | 3 de outubro | variação |
PS | 37,4% | 37,3% | -0,1% |
PSD | 28,5% | 28,8% | 0,3% |
CDS-PP | 4,0% | 3,9% | -0,1% |
CDU | 7,4% | 6,6% | -0,8% |
BE | 8,9% | 9,2% | +0,3% |
LIVRE | 0,8% | 0,9% | +0,1% |
CHEGA | 1,5% | 1,5% | 0,0% |
ALIANÇA | 1,1% | 1,5% | +0,4% |
INICIATIVA LIBERAL | 0,4% | 0,9% | +0,5% |
PAN | 3,8% | 4,4% | +0,6% |
OUTROS/BRANCOS/NULOS | 6,2% | 5,0% | -1,2% |
Ficha Técnica
Durante 4 dias (29 setembro a 2 de outubro 2019) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF uma sub-amostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 600 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.
A taxa de resposta foi de 60,12% , a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.
A taxa de abstenção expressa na sondagem é de 4,3% a que acresce 43,0% que na abordagem inicial se recusaram a responder à entrevista por não pretenderem votar nesta eleição, totalizando 47,3% de abstenção.
A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizara oportunamente para consulta online.