La Palma: mais de 30 sismos na zona do vulcão nas últimas horas - TVI

La Palma: mais de 30 sismos na zona do vulcão nas últimas horas

Alguns dos tremores de terra foram sentidos pela população

Foram registados, nas últimas horas, mais de 30 sismos em La Palma, na zona do vulcão Cumbre Vieja, que está em erupção há 17 dias.

De acordo, ainda, com o Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), vários tremores de terra foram sentidos pela população.

Mais de metade dos sismos tiveram uma magnitude superior a 3, tendo o maior chegado aos 3,9 na escala de Richter.

A sismóloga do IGN Carmen López disse à agência noticiosa Efe que o aumento da sismicidade faz parte do processo eruptivo, uma vez que iniciada a erupção vulcânica, e à medida que é libertado material como lava e piroclastos (rocha formada pela acumulação de sedimentos projetados), o sistema mais profundo de realimentação tem de se ajustar.

E como esse reajuste também alimenta a erupção, a especialista antecipou a possibilidade de haver um incremento, ainda maior, da sismicidade em La Palma.

A última noite foi, aliás, de "violenta atividade explosiva", com várias "bombas vulcânicas" a caírem em zonas de trabalho dos investigadores, como esta imagem partilhada pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

Mas apesar de se registar um aumento da intensidade explosiva, com a emissão de projeções até 800 metrso, o vulcão tem, neste momento, um índice de explosividade de magnitude dois, numa escala entre zero e oito, de acordo com os últimos dados do Plano de Emergência Vulcânica de La Palma.

A erupção de fissuras no Cumbre Vieja continua a apresentar um mecanismo estromboliano, ou seja, um mecanismo de natureza mista, com fases explosivas que produzem depósitos piroclásticos e fases efusivas que produzem simultaneamente fluxos de lava.

Os dois centros emissores de lava estão separados cerca de 600 metros do cone principal do vulcão.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos