Hugo Rodrigues, um gigante português em Inglaterra - TVI

Hugo Rodrigues, um gigante português em Inglaterra

Tem 2,03 metros e dizem que é o jogador mais alto do futebol inglês Joga no Yeovil Town, tem 2,03 metros e os colegas dizem que é o jogador mais alto do futebol inglês.

Tem 2,03 metros. Os colegas dizem que é o jogador mais alto de todos os escalões do futebol inglês. Hugo Rodrigues, 24 anos, joga no Yeovil Town, da Division Three, é português, alinha a defesa central e estuda economia. Tem mais centímetros do que alguns gigantes do futebol mundial: Koller (Borússia Dortmund) e Kalac (Perugia), por exemplo. Isso também o distingue dentro do campo. «A altura não me atrapalha. Há pessoas altas e descoordenadas, mas não sou assim. Pratiquei atletismo e natação e nunca tive problemas. Além do mais, posso dizer que sou um jogador forte a nível do jogo aéreo defensivo», adianta ao Maisfutebol.

Mas esta é uma «estória» errante. Em Portugal, formou-se nas camadas jovens do Feirense, foi emprestado ao Paços de Brandão e jogou no futebol distrital, ao serviço do Perosinho. Transferiu-se para o Pedras Rubras e ajudou a equipa maiata a subir da terceira para a segunda divisão B. Esta época assinou pelo Yeovil Town: «Raul Sanha, um indivíduo cabo-verdiano que já jogou em Portugal e em Inglaterra, viu-me jogar e convidou-me para vir cá. Estive uma semana à experiência e assinei por uma temporada». Obviamente, a altura também ajudou: «As minhas características adaptam-se bem a este futebol que é mais directo e mais rápido».

Hugo Rodrigues nunca jogou basquetebol - o que poderia explicar os seus 2,03 metros -, mas desde miúdo já era mais alto do que os outros. Sempre foi defesa central, no entanto, nunca descurou os estudos como forma de garantir outra qualidade de vida. Falta-lhe uma disciplina para concluir a licenciatura em economia e está a pensar em fazer tirar um curso de informática para ocupar os dias: «No futebol, hoje pode-se estar bem e amanhã não. Por isso, é importante ter alguma coisa certa. Um curso, ninguém nos pode tirar». No Yeovil Town ganha tanto «como na Superliga portuguesa», porém gostava de dar o salto até porque nunca jogou no escalão principal.

Quando chegou ao futebol inglês e assinou contrato, este defesa português depressa foi engolido pela Imprensa local precisamente por causa da sua altura: «Dei muitas entrevistas às televisões. Dizem que sou o jogador mais alto de todos os campeonatos nacionais ingleses. Sinceramente, não sei. No entanto, nunca vi ninguém mais alto do que eu. Parecendo que não, isso ajudou-me muito. As pessoas sempre me trataram bem e nunca tive problemas». Apesar de ter 2,03 metros, apenas calça o 44 e não tem nenhuma alcunha. Por exemplo, não é conhecido pelo «gigante». «Sempre me trataram pelo meu nome. Só em Portugal nos tratam por alcunhas...»

Leia ainda:

Continue a ler esta notícia