FIFA não vai discutir «caso» João Pinto na segunda-feira - TVI

FIFA não vai discutir «caso» João Pinto na segunda-feira

Comité de Disciplina deixa decisão para mais tarde Eventual suspensão do jogador (que incluiria provas nacionais) será discutida mais tarde, garante ao Maisfutebol dirigente do Comité de Disciplina.

O Comité de Disciplina da FIFA não vai discutir na sua reunião desta segunda-feira a alegada agressão de João Pinto ao árbitro argentino do Portugal-Coreia do Sul. A garantia foi dada ao Maisfutebol por João Rodrigues, dirigente português que integra o comité e se encontra em Tóquio, Japão, onde decorrem as reuniões.

«Vamos esperar, pois há que ver uma série de questões. A Federação Portuguesa de Futebol já terá feito chegar à FIFA a contestação à notificação que recebeu, mas há ainda formalismos para cumprir, pelo que o assunto não será debatido na reunião de amanhã», declarou João Rodrigues.

O antigo presidente da FPF disse que «neste momento é impossível prever quando se discutirá o caso», mas acrescentou que tudo aponta para uma decisão ainda no decorrer do Campeonato do Mundo. O Comité de Disciplina, explicou João Rodrigues, não tem periodicidade definida para as suas reuniões. Os 16 membros juntam-se «sempre que há matéria discplinar para tratar».

Os 16 membros do comité ainda não visionaram as imagens do lance da expulsão de João Pinto e da confusão que se seguiu, durante a qual o jogador português terá socado Angel Sanchez no estômago, conforme consta do relatório do árbitro argentino. «As imagens serão vistas no dia em que se decidir o processo», assegurou o dirigente.

De acordo com o Regulamento Disciplinar da FIFA, João Pinto incorre numa pena que pode chegar, no limite e em teoria, à irradiação. A multa mínima é de 3.389 euros, correspondentes a 5 mil francos suíços.

Uma eventual suspensão, segundo o estipulado no regulamento, incluiria o impedimento de participar nas provas nacionais e europeias.

Continue a ler esta notícia