Treze anos de injustiça cravados no cabelo de António Fiusa - TVI

Treze anos de injustiça cravados no cabelo de António Fiusa

  • Nuno Dantas
  • 28 jul 2019, 20:40

Ex-presidente do Gil Vicente muito crítico em relação à Liga e alguns clubes

Relacionados

Foram 13 anos de espera por justiça que António Fiusa fez questão de cravar no cabelo. «Há muita emoção num dia como hoje. Fiz este 13 no cabelo, mas não quero que seja o 13 do azar. Quando apareci com ele em casa, a minha mulher já nem queria vir à festa. Amanhã já o vou tirar», revelou em tom de brincadeira o ex-presidente do Gil Vicente, que pagou do bolso a festa que assinala o regresso dos galos à I Liga.

O, agora, presidente honorário do clube barcelense, lembrou que 13 anos é muito tempo. «São muitas horas, muitos dias, muitos meses e muitos anos. As pessoas que fizeram mal ao Gil Vicente sabiam o que estavam a fazer, mas não vou falar deles porque toda a gente sabe quem são. Eu sempre acreditei porque o meu departamento jurídico sempre me disse que o Gil Vicente tinha razão. Quiseram-me vencer pelo cansaço, mas se temos razão vamos até ao fim do mundo», recordou.

Ainda assim, não deixou passar em claro as movimentações do G15 na fase final da temporada passada nem o presidente da Liga. «O Pedro Proença foi hipócrita porque ele é um jogador que joga em vários tabuleiros. O G15 já se estava a preparar impedir que o Gil Vicente não subisse esta época e eu tive de lhe chamar banana. A Federação Portuguesa de Futebol é que fez um comunicado para pôr ordem, mas quem tinha de fazer era a Liga», argumentou. Quanto à indeminização… «Eu pedia 10 milhões e diziam que era maluco, mas aqui há pouco tempo soube que o Francisco Dias pediu 21 milhões. Tive que lhe dar um grande abraço porque afinal o maluco, no bom sentido, é ele».

A promessa está cumprida. Para além dos três porcos de «juros» - a promessa foi feita em 2016 eram dez porcos -, foi necessário reforçar o abastecimento. «Tem ali mais dez de reserva porque toda a gente vai comer e beber. Os sócios abordavam-me na rua e as pessoas perguntavam-me: «E os porcos?». Por isso, falei com o presidente, disse que ia fazer esta festa e que pagava tudo», revelou, acrescentando: «Esta festa não é contra ninguém, é a favor do Gil Vicente e é para os sócios. É uma festa do povo».

Quanto à próxima época, António Fiusa revelou que a sua escolha para treinador também teria sido Vítor Oliveira, «um homem competente». Lembrou que os gilistas já venceram os três grandes, por isso acredita num bom início de campeonato. Por fim, deixou um apelo aos barcelenses: «O concelho é grande e com esta festa as pessoas vão aderir ao clube. Este clube tem de ser de I Liga porque, a seguir aos cinco/seis grandes, temos o melhor estádio».

Continue a ler esta notícia

Relacionados