General Motors confirma despedimento de 20% dos trabalhadores da Europa - TVI

General Motors confirma despedimento de 20% dos trabalhadores da Europa

Fábrica 03

A General Motors confirmou hoje que chegou a acordo com os representantes dos seus trabalhadores na Europa para um contrato reestruturação da empresa, em que está prevista a redução de 12 mil postos de trabalho, o que representa um quinto do total da força laboral no Continente.

Relacionados
Do total dos 12 mil despedimentos, quase 10 mil serão registados na Alemanha, sendo que o director de recursos humanos da Opel, Norbert Kuepper, revelou que cerca de 5.500 empregos serão eliminados no complexo industrial de Ruesselsheim, enquanto que em Bochum e Kaiserslautern 3.600 e 400 pessoas irão perder os seus postos de trabalho, respectivamente, o que corresponde a menos 500 mil do que o inicialmente previsto.

O programa de reestruturação prevê ainda a redução de dois mil postos de trabalho nas fábricas de Antuérpia, na Bélgica; de Saragoça, em Espanha; de Trollhättan, na Suécia; e de Ellesmere Port, no Reino Unido.

De acordo com a empresa, esta operação, que será feita nos próximos dois anos, irá permitir reduzir os custos estruturais anuais em 500 milhões de euros, sendo que, o plano de reestruturação irá supor um custo de mil milhões de dólares (745 milhões de euros).

Refira-se ainda que o responsável da empresa anunciou que a General Motors vai continuar «no vermelho» pelo menos durante o exercício do próximo ano e de 2006, já depois de nos últimos quatro anos ter acumulado perdas de dois mil milhões de dólares (1,49 mil milhões de euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE