Actualização do PEC prevê descida da dívida pública em 2008 - TVI

Actualização do PEC prevê descida da dívida pública em 2008

Dinheiro2

(Notícia Actualizada)

Relacionados
A inversão da trajectória da dívida pública, que passará a descer em percentagem do PIB, vai dar-se em 2008.

Segundo o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, o Governo reviu em baixa o peso da dívida pública no PIB português este ano para 67,4 por cento, na actualização anual do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), garantiu esta quarta-feira o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina.

O Governo prevê ainda que o valor da dívida pública em percentagem do PIB toque nos 68% no próximo ano (abaixo dos 69,3% indicados na anterior revisão do PEC, anunciada em Dezembro de 2005).

Já em 2008, a previsão melhora e a dívida pública deverá rondar os 67,3% (face aos 68,4% do documento antecedente), o que significa que 2008 «é o ano da inversão da trajectória da dívida pública que passará a descer em percentagem do PIB», disse o responsável à margem da sessão comemorativa dos dez anos do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

O mesmo responsável adianta também que esta previsão «que será remetida à Comissão Europeia, é idêntica à definida pelo Governo no Orçamento do Estado para 2007».

O PEC para o período entre 2006 e 2010 vai ser discutido amanhã na Assembleia da República e posteriormente enviado para Bruxelas.

Quanto às necessidades líquidas de financiamento do Estado em 2007, através da emissão de dívida pública, o secretário de Estado do Tesouro e Finanças garantiu que ascendem a 7,1 mil milhões de euros.

O secretário de Estado salientou, ainda, que a partir de Janeiro o IGCP vai passar a fazer a gestão integrada da dívida pública e da tesouraria do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados