Um quinto dos computadores do Estado vulnerável a «ataques» da Net - TVI

Um quinto dos computadores do Estado vulnerável a «ataques» da Net

Informática

Nível de segurança da internet portuguesa é «perigoso»

Relacionados
Um quinto dos computadores do Estado é vulnerável a «ataques» da Internet, revelou um estudo conjunto de uma equipa de Coimbra, que detectou «30 mil vulnerabilidades de 17 tipos distintos».

A conclusão partiu de uma equipa conjunta do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), diz a «TSF».

Esta equipa criou um sistema informático que permite avaliar a segurança da Internet portuguesa e que concluiu que a rede nacional «nem sequer está protegida da RBN-Russian Business Network, uma das mais perigosas organizações do crime cibernético do mundo».

Através deste sistema informático, denominado NONIUS, foram varridos 3,6 milhões de endereços electrónicos existentes em Portugal e 11 mil domínios .pt tendo sido detectadas «30 mil vulnerabilidades de 17 tipos distintos».

Perante estes dados, os investigadores concluíram que o nível de segurança da Internet portuguesa é «perigoso», o segundo numa escala de quatro graus, o que leva estes especialistas a pretenderam «criar uma onda de consciencialização» sobre o problema.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE