Fórmula 1: Valtteri Bottas vence Grande Prémio da Áustria - TVI

Fórmula 1: Valtteri Bottas vence Grande Prémio da Áustria

Piloto finlandês da Mercedes vence primeira corrida, numa tarde para esquecer da Red Bull. Hamilton fora do pódio por 198 milésimos de segundo, num fim espetacular de Lando Norris

O piloto finlandês Valtteri Bottas venceu, este domingo, o Grande Prémio da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg, na primeira prova da época 2020.

Charles Leclerc (Ferrari) ficou em segundo lugar e Lando Norris (McLaren), que conquistou o primeiro pódio da carreira, ficou no terceiro lugar, resgatado a Hamilton em cima do final, na 71.ª e última volta. O campeão do mundo da Mercedes ficou no quarto lugar.

A prova ficou marcada por nove abandonos, o primeiro de Max Verstappen, numa tarde para esquecer da Red Bull. O piloto holandês saiu de cena na volta 14, com um alegado problema elétrico. Depois, à volta 18, foi Daniel Ricciardo (Renault), com um problema de refrigeração. Lance Stroll (Racing Point) abandonou à volta 21, na sequência de perda de potência. Na volta 26 saiu Kevin Magnussen (Haas), após uma saída de pista.

A Haas foi a primeira de duas equipas que não acabou por completo a prova, quando Romain Grosjean, com uma falha no sistema de travões, saiu de pista na volta 50, não terminando a corrida. Na volta seguinte, George Russell (Williams), com um alegado problema no motor, foi o sexto a abandonar. Seguiu-se Kimi Raikkonen, na volta 55, depois de o pneu direito dianteiro ter saltado fora.

Albon atacou segundo lugar e acabou fora

O oitavo e penúltimo e último a não terminar a corrida foi Alexander Albon, que fez uma grande corrida e acabou com um problema no motor, à entrada para a volta 69, finalizando a péssima tarde da Red Bull na classificação, sem pontos. Antes, a dez voltas do fim (61), o colega de Verstappen tentou ultrapassar Lewis Hamilton no segundo lugar, por fora, mas colidiu com o Mercedes do britânico e um despiste atirou-o para o último lugar da corrida.

O último a abandonar, na volta 70, foi Daniil Kvyat (AlphaTauri).

Volta mais rápida de Norris tira pódio a Hamilton

Já com a certeza de que Lewis Hamilton, que foi o segundo a cortar a meta, recebera uma penalização de cinco segundos pela colisão com Albon, Charles Leclerc fez uma excelente ultrapassagem a Sergio Perez na volta 66, agarrou o terceiro lugar na corrida (viria a ser o segundo, pela penalização ao Mercedes de Hamilton) e consumou uma tarde que parecia discreta para a Ferrari (Vettel foi 10.º entre os 11 que acabaram). O Racing Point de Perez acabou também penalizado em cinco segundos por velocidade no Pit Lane.

Depois, Norris, por fim: o piloto britânico de 20 anos da McLaren acabou com a volta mais rápida do circuito (1:07.475), no quarto lugar, a 4.802 segundos de Lewis Hamilton, o que, fruto da penalização ao campeão mundial, valeu a subida ao terceiro lugar, por 198 milésimos de segundo, no último esforço.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1.º: Valtteri Bottas (Mercedes)
2.º: Charles Leclerc (Ferrari), +2.700
3.º: Lando Norris (McLaren), +5.491
4.º: Lewis Hamilton (Mercedes), +5.689
5.º: Carlos Sainz (McLaren), + 8.903
6.º: Sergio Perez (Racing Point), +15.092
7.º: Pierre Gasly (AlphaTauri), +16.682
8.º: Esteban Ocon (Renault), +17.456
9.º: Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo Racing), +21.146
10.º: Sebastian Vettel (Ferrari), +24.545
11.º: Nicholas Latifi (Williams), +31.650

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE