Banco central grego acredita no corte do défice - TVI

Banco central grego acredita no corte do défice

Contas [Arquivo]

Objectivos são «muito ambiciosos» mas governador acredita que Governo está «disposto a fazer tudo o que for preciso» para corrigir a situação orçamental do país

Relacionados
O banco central da Grécia está confiante na capacidade do Governo para cortar o défice orçamental, que ficou acima dos 12% em 2009 para menos de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2012, disse o governador da instituição.

George Provopoulos admite que os objectivos do executivo grego são «muito ambiciosos» mas acredita que serão cumpridos.

Mais difíceis de convencer têm estado as agências de rating, que esperam para ver as medidas implementadas e que resultados terão na redução do défice. Provopoulos acredita que ainda «vai ter de passar algum tempo, até que eles possam elaborar um juízo melhor», disse à Bloomberg.

Os problemas financeiros da Grécia poderão ser agravados no final deste ano, quando o Banco Central Europeu (BCE) regressar à sua antiga política de garantias, que sofreu alterações para ajudar os países da Zona Euro a ultrapassarem a crise financeira internacional. É que se a Moody¿s baixar a sua avaliação para a dívida pública grega, as suas obrigações podem deixar de servir de garantia junto do Banco Central Europeu.

«Eles (Governo) têm de ser bem sucedidos. E vão ser, tenho a certeza», disse Provopoulos, acrescentando ter «total confiança» no executivo grego.

«O Governo disse já em várias ocasiões que tomará quaisquer medidas exigidas para cumprir o seu objectivo. Isso dá-me conforto. Mesmo que alguns dos riscos se materializem, o Governo está preparado para tomar medidas correctivas imediatas», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados