Portugal acolheu mais de 55 mil refugiados da guerra da Ucrânia - TVI

Portugal acolheu mais de 55 mil refugiados da guerra da Ucrânia

  • Agência Lusa
  • WL
  • 5 dez 2022, 14:50
Refugiados ucranianos atravessam uma ponte na Ucrânia, perto da fronteira polaca, a 6 de março de 2022

No balanço, contam-se 15 menores que chegaram a Portugal não acompanhados pelos respetivos pais ou tutores legais

Relacionados

Portugal atribuiu até esta segunda-feira, 5 de dezembro, mais de 55 mil proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia e cerca de um quarto foram concedidas a menores, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo a última atualização feita pelo SEF, desde o início da guerra, a 24 de fevereiro, Portugal concedeu 55.560 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia, 32.569 dos quais a mulheres e 22.991 a homens.

O SEF avança que o maior número de proteções temporárias concedidas continua a ser registado em Lisboa (12.076), Cascais (3.437), Porto (2.815), Sintra (1.883) e Albufeira (1.370).

Aquele serviço de segurança acrescenta que foram autorizados pedidos de proteção temporária a 13.831 menores, representando cerca de 25% do total.

O SEF revela ainda que comunicou ao Ministério Público (MP) a situação de 736 menores ucranianos que chegaram a Portugal sem os pais ou representantes legais, casos em que se considera não haver "perigo atual ou iminente".

Nestas situações - na maioria dos casos a criança chegou a Portugal com um familiar -, o caso é comunicado ao MP para nomeação de um representante legal e eventual promoção de processo de proteção ao menor.

O SEF comunicou também à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens a situação de 15 menores que chegaram a Portugal não acompanhadas, mas com outra pessoa que não os pais ou representante legal comprovado, representando estes casos "perigo atual ou iminente".

Continue a ler esta notícia

Relacionados