Dérbis, clássicos e outros pontos altos do fim de semana - TVI

Dérbis, clássicos e outros pontos altos do fim de semana

Chelsea-Arsenal (Reuters)

Os melhores jogos para seguir no sofá

Este é o fim de semana das eleições presidenciais – e dê lá por onde der, se é eleitor recenseado reserve algum tempo na agenda para ir votar no domingo. Mas é também um fim de semana com muito futebol de primeiro plano – até pelo ansiado regresso da Bundesliga – e ainda com outros eventos a mercer a atenção do desportista de sofá – o Open da Austrália e o Europeu de andebol, por exemplo. Assim sendo, para o ajudarmos a organizar o seu tempo deixamos-lhe os nove pontos altos que vai mesmo valer a pena acompanhar, com algum prejuízo para a sua vida social - e muito zapping à mistura.

Sexta-feira:
Hamburgo-Bayern (19.30, SportTV 2) ****

Cinco meses depois de ter sido o jogo de abertura da Bundesliga, este clássico volta a assinalar o regresso de um dos campeonatos mais entusiasmantes da Europa. Mesmo jogando fora, o Bayern é amplamente favorito, perante um Hamburgo menos aflito do que em anos anteriores. Os 5-0 da primeira volta serão difíceis de repetir, mas face à visita complicada do rival Dortmund, no sábado, é fácil antecipar que os homens de Guardiola, de baterias carregadas, vão tentar reentrar com tudo, para acabar cedo com a réstia de concorrência interna.

Sábado:
Málaga-Barcelona (15 h, SportTV 1) ****


Sem derrotas há três meses em meio, num ciclo de cinco vitórias consecutivas, imagina-se mal o Barcelona a marcar passo na Andaluzia. Mas, ainda por cima com Messi a acusar problemas físicos, seria imprudente descartar as possibilidades da equipa de Duda e Ricardo Horta: há precisamente um mês foi capaz de bater o pé ao atual líder, o At. Madrid. E na primeira volta, em Camp Nou, acabou por perder pela margem mínima, com um golo de Vermaelen já perto do fim.


Man. United-Southampton (15 h, BTV 2) ****


Depois de ter sido dado como despedido no Natal, Louis van Gaal entrou disposto a virar a página em 2016, com um empate e três vitórias, a última das quais no clássico de Anfield. A equipa continua sem convencer, dependente de Rooney e a marcar pouquíssimos golos, especialmente em Old Trafford. Mas o adversário deste sábado tem vindo a perder gás e consistência – apesar de José Fonte continuar a ser um dos melhores centrais da Liga. A recuperação dos «red devils» para um lugar de acesso à Champions – mínimo dos mínimos – passa obrigatoriamente por uma vitória, caso contrário tudo volta à primeira forma.

Borussia M’Gladbach-Borussia Dortmund (17.30, SportTV 2) ****


Outro clássico do futebol alemão, com duplo impacto na tabela. O Dortmund ainda olha para cima, à espera de um deslize do Bayern para tentar discutir o título até ao fim. Mas também tem de olhar para baixo, já que equipas como o Hertha e o Moenchengladbach são ameaças concretas ao segundo lugar. Além disso, os visitados têm contas a acertar neste dérbi regional: na primeira jornada, a goleada por 4-0 em Dortmund ajudou a precipitar a saída do técnico Lucien Favre. Em resumo: duas equipas com estatuto Champions, sem margem de erro, e com rivalidade regional e histórica a apimentar. É preciso mais?

West Ham-Man. City (17.30, BTV 2) ****


Escolha difícil para concorrer com o duelo de Borussias, à mesma hora. Especialista em fazer vida difícil aos grandes - venceu no Etihad, na primeira volta - o West Ham ainda corre por um lugar na Champions, mas até parece mais talhado para causar sensação nos jogos fora de casa do que em Upton Park. Do outro lado, o City tem penado para justificar o estatuto de principal favorito à conquista do título: há três meses que não consegue ganhar em duas jornadas seguidas. Será desta que quebra o enguiço?

Domingo:
At. Madrid-Sevilha (15 h, SportTV 2) ****


Mesmo com um jogo a mais do que o Barcelona, o At. Madrid tem sabido merecer e defender o estatuto de líder – mostrando-se mais consistente do que os rivais «merengues», pelo menos. Embora longe do poder de fogo dos outros dois candidatos – tem quase metade dos golos – a competitividade dos homens de Simeone exibe-se semana após semana, especialmente perante os seus adeptos. O Sevilha, por sua vez, vem de cinco vitórias consecutivas –três delas para a Taça do Rei – mas ainda não ganhou fora de casa nesta edição da Liga.

Arsenal-Chelsea (16 h, BTV 2) *****


Em Agosto, Wenger quebrou um enguiço histórico e derrotou pela primeira vez uma equipa treinada por Mourinho, na Community Shield, jogo de abertura da temporada. Um sinal dos tempos, a anunciar uma época de pesadelo para o campeão Chelsea que, mesmo depois de dispensar Mourinho, continua a não entrar nos eixos. O Arsenal, esse, é sólido candidato ao título e vai continuar a sê-lo, qualquer que seja o desfecho do dérbi londrino. Mas, se voltar a tropeçar com os «blues», como aconteceu no jogo de Stamford Bridge, em setembro,todas as dúvidas e todos os fantasmas dos últimos onze anos voltarão a assombrar os adeptos dos «gunners».

Bétis-Real Madrid (19.30, SportTV 2) ****


Dois jogos, duas goleadas, saldo de 10-1 e uma diferença para o comando estabilizada em quatro pontos. A entrada em cena de Zinedine Zidane tem sido, para já, um mar de rosas – mas ainda faltam os testes exigentes, longe do Bernabéu. O deste domingo, em Sevilha, sê-lo-à mais pelo histórico e pelo apoio intenso do público sevilhano do que pela qualidade de um Bétis que não ganha há dez jogos e – atenção! – também acabou de sair de uma chicotada psicológica. Quanto ao resto, mesmo com a lesão de Bale a desfalcar o ataque merengue, espera-se que Cristiano Ronaldo mantenha o ritmo goleador reencontrado no último fim de semana.

Juventus-Roma (19.45, BTV 2) ****


Afinal, a série A reencaminha-se para um cenário conhecido: mesmo tendo dado uma dezena de pontos de avanço no arranque da temporada, a Juventus já cheira a tremideira adversária e tem a liderança do Nápoles a apenas dois pontos. Como os napolitanos têm, ao princípio da tarde, uma visita complicada ao campo da Sampdoria, até pode ser que, à hora do pontapé de saída, a «vecchia signora» tenha o primeiro lugar em ponto de mira. Falta ver o que pode fazer quanto a isto uma Roma que trocou Rudi Garcia por Luciano Spaletti, para inverter a tendência de queda livre dos últimos tempos –apenas uma vitória em oito jornadas.

Se este menu não for suficiente, eis os outros diretos de futebol internacional neste fim de semana:

Sexta-feira:
Rennes-GFC Ajaccio (19.30, BTV 2) *

Sábado:
Norwich-Liverpool (12.45, BTV 2) ***
Hertha-Augsburgo (14.30, SportTV 3) **
Hoffenheim-B. Leverkusen (14.30, SportTV 2) **
Espanhol-Villarreal (17.15, SportTV 1) **
Ajax-Vitesse (18.45, SportTV 3) **
Granada-Getafe (19.30, SportTV 2) **
Empoli-Milan (19.45, BTV 2) **
Rayo Vallecano-Celta (21.05, SportTV 3) ***

Domingo:
Ath. Bilbao-Eibar (11 h, SportTV 2) ***
Fiorentina-Torino (11.30, BTV 2) ***
Anderlecht-Charleroi (13.30, SportTV 1) *
Everton-Swansea (13.30, BTV 2) **
E. Frankfurt-Wolfsburgo (14.30, SportTV 3) **
Schalke-Werder Bremen (16.30, SportTV 3) **
Deportivo-Valencia (17.15, SportTV 2) **
Continue a ler esta notícia