Dez propostas alternativas ao clássico da Luz - TVI

Dez propostas alternativas ao clássico da Luz

Chelsea-Arsenal

Os outros jogos que não vai querer perder no fim de semana

Este é fim de semana do «nosso» clássico, e não há volta a dar: Benfica-FC Porto é, a vários níveis, o jogo de uma época em Portugal e não só. Por isso, o mais natural é planear o seu fim de semana de contemplação desportiva em função dele, mesmo que não seja adepto de qualquer das equipas. Claro que isto não chega para saciar a fome de bom futebol. E, por isso, se não pensa participar nas festividades do 25 de abril, sábado, fique com a nossa lista de jogos que, garantimos, vai mesmo valer a pena acompanhar, antes e depois do clássico.


1- Espanhol-Barcelona (Sábado, 15, SportTV 2 ****)
Razões para ver: O dérbi catalão perdeu quase todo o carisma, por força do domínio incontestado dos «blaugrana»: nas últimas onze edições o Barcelona ganhou nove e cedeu apenas dois empates. E é preciso recuar seis anos para encontrarmos uma vitória do Espanhol. Ainda assim, com a liderança da Liga presa por apenas dois pontos, não há margem de erro para Messi, Neymar e companhia, recém-saídos de uma eliminatória europeia mais tranquila do que previsto, diante do PSG.


2- PSG-Lille (Sábado, 16, SportTV 4 ****)
Razões para ver:
Por falar em PSG, agora que o sonho europeu voltou a esfumar-se, os homens de Laurent Blanc estão obrigados a resolver de vez a questão do título. Em igualdade com o Lyon, mas com menos um jogo, não podem voltar a tremer perante um Lille que, na época passada – e também no jogo da primeira volta – os forçou a ceder empates. Sem Ibrahimovic a coisa fica mais difícil. E, para os portugueses, é sempre bom poder ver em ação a jovem promessa Ronny Lopes, um dos desequilibradores de serviço no Lille.


3- Bayern Munique-Hertha Berlim (Sábado, 17.30, SportTV 3 ****)
Razões para ver:
A goleada ao FC Porto, na última terça-feira, foi mais uma demonstração de que a máquina de Guardiola, quando embala, é de outro planeta. O título ainda não ficará matematicamente resolvido neste fim de semana, mas todos sabem que é apenas questão de mais uma semana. E, depois da euforia europeia, o mais natural é que os bávaros queiram prolongar o estado de graça na relação com os seus adeptos – mesmo que a onda de lesões continue a privá-los de peças importantes. O Hertha fará bem em apertar o cinto de segurança: citando Bette Davies em All about Eve, «it's going to be a bumpy night».


4- Everton-Man. United (Domingo, 13.30, BTV 2 ****)
Razões para ver:
Os «red devils» têm uma vaga direta na Liga dos Campeões para conquistar, mas depois de uma recuperação sensacional, a derrota diante do Chelsea, na semana passada, deixou a equipa de Van Gaal novamente à mercê do City e um ponto atrás do Arsenal. Num fim de semana em que os «gunners» defrontam o líder, a conquista do segundo lugar passa obrigatoriamente por uma vitória no Goodison Park, neste que é o regresso de um moralizado Fellaini à casa onde foi mais feliz.


5- Torino-Juventus (Domingo, 14, SportTV 1 ****)
Razões para ver:
Tal como o dérbi catalão, também o clássico de Turim foi perdendo fulgor nas últimas décadas, com o declínio do Torino e o domínio implacável da «velha senhora». O regresso à elite traduziu-se no acesso da Juve à meia-final da Liga dos Campeões, pela primeira vez em 12 anos. Com o «scudetto» ao alcance da mão, não seria motivo de espanto que a festa provocasse um levantar do pé nos homens de Tevez, Buffon e companhia, o que poderá ser aproveitado pelos rivais da camisola grená. E, depois, há ainda Pirlo: todos os pretextos são bons para o vermos em ação.


6- Arsenal-Chelsea (Domingo, 16, BTV 2 *****)
Razões para ver:
Não contando com o Benfica-FC Porto, o dérbi de Londres é o óbvio ponto alto do menu futebolístico do fim de semana. Segundo contra primeiro, Wenger contra Mourinho, melhor equipa inglesa em 2015 contra o indiscutível líder da Premier League, já em contagem decrescente para os festejos de um título que não lhe fugirá. Mourinho costuma ser o carrasco do técnico francês, e uma vitória dos «blues» poderia permitir-lhes festejar o título dentro de uma semana, perante os seus adeptos. Mas raramente terá apanhado um Arsenal tão confiante como este. Será desta que Wenger quebra o enguiço?


7- Lens-Mónaco (Domingo, 16, SportTV 2 ***)
Razões para ver:
Sendo à mesma hora do Arsenal-Chelsea e coincidindo com o nosso clássico, é pouco provável que haja assim tantas quebras de intensidade para lhe permitir mais do que umas passagens em zapping pelo estádio Felix-Bollaert. Por outro lado, terminado o sonho europeu, a equipa de Leonardo Jardim continua a ter de lutar por uma vaga na Champions, o que seria o coroar de uma temporada de altíssimo nível. E, depois, há Bernardo Silva e João Moutinho: sempre um prazer revê-los em ação.


8- B. Moenchengladbach-Wolfsburgo (Domingo, 16.30, SportTV 1 ****)
Razões para ver:
Se o Lens-Mónaco já tinha concorrência apertada, é pouco provável que lhe sobre espaço de atenção para o embate entre o quarto e o segundo classificado da Bundesliga. O que é pena, porque são duas das equipas mais espectaculares de um dos campeonatos mais espectaculares da Europa - apesar da «ditadura» do Bayern nos últimos três anos. Uma vitória do Wolfsburgo deixa a questão do segundo lugar praticamente resolvida. Já em caso de derrota dos companheiros de Vieirinha, Borussia e Leverkusen voltam a acalentar o sonho para as últimas quatro jornadas.


9- Celta Vigo-Real Madrid (20, SportTV 2 ****)
Razões para ver: Se o Barcelona tem vida difícil no dérbi, o que dizer do Real Madrid, na visita à Galiza? É que para além do valor de um Celta que venceu duas das última três receções aos merengues, há os problemas internos na equipa de Ancelotti, privada de Benzema, Bale e Modric. Será que o efeito CR7 é suficiente para manter os «blancos» na perseguição ao líder?


10- Palmeiras-Santos (21, SportTV 5 ****)
Razões para ver:  Depois de o <i> verdão </i> ter escapado por pouco a nova descida aos infernos da segundona, esta primeira mão da final do campeonato Paulista marca o regresso às grandes decisões de um dos mais históricos emblemas do futebol brasileiro. Parece inacreditável, mas é verdade: na última vez que o título paulista se decidiu entre estes dois clubes (1960), ainda Pelé era um jovem de 19 anos. Daí que a corrida às bilheteiras esteja a assumir contornos de loucura, para esta primeira parte da final.


E, se este menu não for suficiente para as suas necessidades, aqui ficam as outras transmissões do fim de semana:

Sexta-feira
*** Marselha-Lorient (19.30, SportTV 3)
** Córdoba-At. Bilbau (19.45, SportTV 2)

Sábado
*** Southampton-Tottenham (12.45, BTV 2)
*** B. Dortmund-E. Frankfurt (14.30, SportTV 3)
*** WBA-Liverpool (15, BTV 2)
** Udinese-Milan (17, SportTV 5)
*** At. Madrid-Elche (17, SportTV 2)
*** Man. City-Aston Villa (17.30, BTV 2)
** Inter-Roma (19.45, SportTV 3)
** Real Sociedad-Villarreal (21, SportTV 2)

Domingo
** Málaga-Dep. Corunha (11, SportTV 2)
* Zwolle-Ajax (13.30, SportTV 4)
** Lazio-Chievo Verona (14, SportTV 2)
*** Zenit-Arsenal Tula (16.30, SportTV 3)
** Gent-Brugge (17, SportTV 5)
** Sevilha-Rayo Vallecano (18, SportTV 2)
** Nápoles-Sampdoria (19.45, SportTV 3)
Continue a ler esta notícia