Os jogos que não vai (mesmo) querer perder no fim de semana - TVI

Os jogos que não vai (mesmo) querer perder no fim de semana

Cimeira em Sevilha, dérbi e Manchester, «derbizinho» em Londres

Como é hábito, o menu internacional do fim de semana arranca ao jantar de sexta-feira. A primeira proposta é francamente desnecessário, apesar de pôr em ação o mais que provável próximo campeão holandês: PSV-PEC Zwolle (19, SportTV 2 *). Mas meia hora depois, deve valer a pena pelo menos uma espreitadela ao Caen-Monaco (19.30, SportTV 3 ***). É sempre bom acompanhar de perto Moutinho, Bernardo Silva e Ricardo Carvalho, mesmo que a equipa de Leonardo Jardim tenha comprometido seriamente as esperanças de discutir o título com os últimos dois empates.



Mas, como todos sabemos, as coisas a sério só começam no sábado. Não tanto pelo dispensável Swansea-Everton (12.45, BTV 2 **), mas pelo que vem logo a seguir ao almoço: a última oportunidade de ver em ação o Bayern de Munique, antes da visita ao Dragão, para a Liga dos Campeões. Com o título alemão encaminhado, a questão não é tanto saber quem vai ganhar o Bayern-E. Frankfurt (14.30, SportTV 2 ****) mas sim por quantos, e se a equipa de Guardiola perde mais algum jogador influente, depois da razia de lesões nas últimas semanas. Ao mesmo tempo, convém ir dando uma espreitadela ao B. Moenchengladbach-B. Dortmund (14.30, SportTV 3 ***), duas das equipas mais espectaculares da Bundesliga, num jogo com influência nas contas para a Europa.



A partir das 15 horas a dificuldade de opção aumenta: o Tottenham-Aston Villa (15, BTV 2 ***) tem potencial para se transformar num jogo interessante, mas não chega para rivalizar com o Real Madrid-Eibar (15, SportTV 1 ****), ensaio geral para a Champions, em plena maré goleadora de Cristiano Ronaldo. O adversário europeu dos merengues, o At. Madrid, entra em ação logo a seguir, defendendo o terceiro lugar Málaga-At. Madrid (17, SportTV 2 ***) num jogo que pode envolver três internacionais portugueses, Duda, Ricardo Horta e Tiago.



À mesma hora, outro internacional português, Varela, terá de medir forças contra a melhor equipa italiana da atualidade - Parma-Juventus (17, SportTV 3 **) - num jogo de último contra primeiro, em que o Parma poderá aproveitar algum abrandamento do campeão, tendo em conta o jogo para a Champions com o Mónaco, na terça-feira.

Abra-se espaço para outro português, Vieirinha, em ação no Hamburgo-Wolfsburgo (17.30, SportTV 4 **), um jogo que põe o segundo classificado da Bundesliga a visitar um histórico que há dois meses não sabe o que é ganhar. Ainda assim, uma proposta menos apelativa do que o Burnley-Arsenal (17.30, BTV 2 ***), numa altura em que a equipa de Arsene Wenger é, a larga distância, a que está em melhor momento de forma na Premier League. Depois, suspenda quaisquer planos que possa ter tido a imprudência de alinhavar: o Sevilha-Barcelona (19 h, SportTV 1 *****) é um dos grandes jogos do fim de semana, pondo em discussão o título e o acesso à Liga dos Campeões, para mais com jogadores portugueses pelo meio. E já que o jantar vai ter de ser sacrificado, aproveite o final do jogo e veja a segunda parte do Bastia-PSG (20 h, SportTV 3 ***), final da Taça da Liga, uma das quatro provas que os parisienses podem ganhar nesta temporada. Depois, sim, faça-se à vida: não será o Celta-Rayo Vallecano (21, SportTV 2 **) que o vai impedir de passar um fim de noite animado.

Começar o domingo com AVB e Mourinho

Com o caminho praticamente desimpedido, André Villas-Boas, Neto, Danny e companhia podem dar mais um passo rumo ao título russo ainda antes da hora de almoço - Zenit-Rubin Kazan (11.30, SportTV 2 ***). Aliás, o melhor, mesmo, é atirar essa hora de almoço bem para a frente, porque logo a seguir começa um «derbizinho» de Londres QPR-Chelsea, (13.30, BTV 2 ****) que pode deixar a equipa de José Mourinho com as duas mãos postas no título inglês.



A partir daqui, mais vale ser seletivo. O St. Etienne-Nantes (13, SportTV 4 *), o Nápoles-Fiorentina (14, SportTV 2 **), o Torino-Roma (14, SportTV 1 **) e o Colónia-Hoffenheim (14.30, SportTV 3 *) devem contribuir bem menos para a sua felicidade do que uma refeição em família, saboreada nas calmas. Bem, não tão nas calmas como isso, porque às 16 horas começa o outro grande jogo do fim de semana: um dérbi em Old Trafford, com implicações diretas na luta pelo segundo lugar, que pode complicar ainda mais a vida a Manuel Pellegrini - Man. United-Man. City (16, BTV 2 *****) e reforçar o crédito de Louis Van Gaal junto dos seus adeptos.



Siga o jogo com atenção, saboreie-o bem, e depois sinta-se moralmente autorizado a desligar a ficha: das seis transmissões em direto até ao fim da noite, não contando com a MLS no Eurosport, só o Bordéus-Marselha (20, SportTV 2 ***) é garantia de espectáculo de bom nivel. Já pelos outros cinco jogos - Espanhol-At. Bilbao (16, SportTV 2 **), Estugarda-W. Bremen (16.30, SportTV 3 **), St. Liège-Anderlecht (17, SportTV 4 **), Real Sociedad-Corunha (18, SportTV 2) e Milan-Sampdoria (19.45, SportTV 3 **) não pomos as mãos no fogo – nem nós, nem, muito provavelmente, mais ninguém.

A fechar a noite, os extremos voltam a tocar-se, desta vez na Liga argentina para um frente a frente na Bombonera entre o líder e um dos últimos classificados - Boca Juniors-Nova Chicago (22.15, SportTV 3 *). Também aqui não abundam os motivos de recomendação, até porque vem aí semana de competições europeias. Vá por nós e defina prioridades. Ao contrário de Peter Pan e Javier Zanetti, não vai ser novo toda a vida.

Potencial de interesse

* Só para profissionais
** Meh...
*** 30 minutos e logo se vê
**** Pendure o Do Not Disturb na orelha
***** PÁRA TUDO!
Continue a ler esta notícia