Barómetro de notícias: do Inverno ao Verão Político - TVI

Barómetro de notícias: do Inverno ao Verão Político

  • Gustavo Cardoso, ISCTE-IUL
  • 2 mai 2016, 12:13

O tema emergente é a chegada tardia de uma nova estação política. Da mesma forma que a agricultura se rege pelas suas quatro estações também a política tem as suas estações, embora nem sempre coincidentes com as do ano

Neste início de Maio estamos em final de estação do afirmar de uma nova forma de governação e a entrar numa nova estação de normalidade governativa e de oposição sustentada.

Já passaram alguns meses desde o fim do governo anterior e começa a parecer que tudo o que se passa agora já pouco tem a ver com o que se passou durante quatro anos.

Para além das políticas de governação serem diferentes, até o anterior líder de governo optou por cortar amarras e simultaneamente categoriza de retrógradas as políticas da actual maioria e recusa qualquer responsabilidade sobre o passado, seja ele sobre o Banif ou qualquer outro tema.

O cortar de amarras da anterior estação política, que vinha desde Outubro, deu-se em torno das polémicas, dos posicionamentos e das tácticas aplicadas no programa de estabilidade e no plano nacional de reformas, pelo que agora é tempo de recuperar forças no parlamento e fora dele.

A nova estação chegou tarde mas ainda a tempo de coincidir com o 1.º de Maio e com a escolha do Primeiro Ministro de inovar, de novo, politicamente e escolher rumar até aos Açores - longe de potenciais polémicas das esquerdas no 1.º de Maio em Lisboa.

Vai ser tempo de outros temas políticos entrarem, ou regressarem às notícias, tais como a procriação medicamente assistida e gestação de substituição, a sustentabilidade da segurança social, o fim (ou não) de portagens, o sistema financeiro e a sustentabilidade da banca, as iniciativas legislativas dos cidadãos ou, ainda, os suicídios nas forças de segurança.

E para fechar e abrir ciclos, nada melhor do que o tempo mudar também, com a chegada das temperaturas altas e o afastar da chuva em Portugal, mas também com mudança de temperatura na actualidade presidencial, com o Presidente da República a rumar até Moçambique onde a estação política está, muito rapidamente, a aproximar-se do ciclone tropical.

Ficha técnica

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho. A codificação das notícias érealizada por Rute Oliveira, João Lotra e Sofia Barrocas. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de 414 notícias destacadas diariamente em 16órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 3 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN, DN e Jornal i), as 5 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 5 primeiras notícias nos jornais televisivos das 20 horas (RTP1, SIC e TVI) e as 3 notícias mais destaques nas páginas online de 5 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Em 2016 fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, SOL, TVI24 e SIC Notícias.

Continue a ler esta notícia