Ex-internacional holandês anuncia que está em fase terminal - TVI

Ex-internacional holandês anuncia que está em fase terminal

Fernando Ricksen (reuters)

Fernando Ricksen sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica

O ex-internacional holandês Fernando Ricksen, que venceu uma Liga Europa e uma Supertaça Europeia com Danny no Zenit, clube no qual jogou também com Fernando Meira, anunciou nesta segunda feira que a noite de 28 de junho será a última aparição pública.

O antigo médio, que jogou ainda nos holandeses do AZ Alkmaar e do Fortuna Sittard, além de ter passado cinco épocas e meia nos escoceses do Rangers, onde chegou a jogar com Capucho, sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Agora, num momento em que está em fase terminal, Ricksen gravou um vídeo na cama do hospital, no qual diz que vai viver uma «noite especial», no dia 28 de junho, quando lhe vai ser feita uma homenagem.

«Já está a ficar muito difícil para mim e essa será a minha última noite. Venham e façamos desta uma noite para recordar», declarou, numa mensagem gerada pela voz do computador, ele que há cerca de um ano deixou de conseguir falar.

Ricksen, de 42 anos, deixou de jogar na época 2012-2013, tendo revelado em 2013 que lhe tinha sido diagnosticada a doença degenerativa.

Já depois de vários órgãos de comunicação terem interpretado as palavras de Ricksen como o anúnico da sua morte - incluindo o Maisfutebol - , o jornalista holandês Vincent de Vries transmitiu uma mensagem do antigo jogador em que este nega que vá recorrer a eutanásia.

«Quero esclarecer que o dia 28 de junho vai ser a minha última aparição pública. Por outras palavras: Não tenho a intenção de fazer desse o meu último dia. Vou continuar a lutar, mas o que resta da luta vai ser feita longe dos holofotes», esclareceu.

[artigo atualizado]

Continue a ler esta notícia