Quem é o antigo observador de Vítor Pereira que vai assumir o FC Porto B? - TVI

Quem é o antigo observador de Vítor Pereira que vai assumir o FC Porto B?

José Tavares

José Tavares foi anunciado como treinador da equipa secundária dos dragões. Conheça melhor o jovem a quem o clube antevê grande futuro.

Relacionados

José Tavares foi esta segunda-feira anunciado como treinador do FC Porto B, em substituição de Luís Castro. O técnico de 36 anos, que até aqui trabalhava como adjunto, assume o comando técnico, numa solução de óbvia continuidade.

Mas quem é afinal José Tavares?

Antes de mais convém dizer que a ligação do novo treinador da equipa B ao futebol começou como jogador. José Tavares começou a jogar com nove anos nas escolinhas do Canidelo, de Gaia, e chegou ao Boavista quando era iniciado.

Representou as camadas jovens axadrezadas até ao fim, até finalizar o segundo ano de júnior, completando seis épocas no clube do Bessa.

Nos seniores mudou-se para o Coimbrões, que na altura jogava os campeonatos distritais: no clube também de Gaia jogou duas épocas, entre 2001 e 2003, para depois disso dar por encerrada a carreira de jogador de futebol e dedicar-se ao estudos.

OFICIAL: José Tavares é o treinador do FC Porto B

Entrou então na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, onde se licenciou em Desporto, com especialidade em Futebol.

Foi com o canudo na mão que José Tavares começou a carreira de treinador. Fê-lo pela mão de Rui Quinta, antigo adjunto de Vítor Pereira, com quem haveria de trabalhar mais tarde no FC Porto. Mas já lá vamos.

Antes disso, convém dizer que José Tavares começou como adjunto da equipa de sub-15 do Paços de Ferreira. Com Rui Quinta, precisamente, que era o treinador da equipa.

«Saiu para o treino muito cedo, logo depois de concluído o curso. Veio trabalhar comigo para Paços de Ferreira, nos sub-15, e na época a seguir levei-o para o Paredes: eu fui treinar a equipa principal e ele ficou como treinador das camadas jovens», conta Rui Quinta ao Maisfutebol.

«Como o descobri? Foi-me indicado por Vítor Frade, que foi professor dele no FCDEF e que é uma pessoa que muito estimo. A partir daí criámos uma relação de amizade.»

Mais tarde deu o salto para o Dragão, outra vez empurrado por Vítor Frade, professor de referência no meio futebolístico do Porto e antigo coordenador da formação do FC Porto.

Começou por treinar os sub-15, ao serviço dos quais foi campeão nacional, numa equipa com vários jovens que vai encontrar agora na equipa B: o guarda-redes João Costa, o defesa Luís Mata, os médios Rui Moreira e Sérgio Ribeiro, e o avançado Ruben Macedo.

Na equipa estava também o agora capitão da equipa principal Ruben Neves.

Depois foi adjunto de Vítor Pereira durante dois anos: integrou a equipa técnica como observador dos adversários. Altura em que reencontrou Rui Quinta, que era adjunto.

«Se tive alguma influência nessa escolha? Nenhuma. Foi uma escolha da inteira responsabilidade de Vítor Pereira», conta Rui Quinta.

«Ele transmitiu-me essa decisão já tomada, disse-me que iam entrar dois miúdos para a observação e que um era o Zé Tavares, e eu disse-lhe logo que era uma grande escolha: não podia estar mais de acordo com a opção.»

Após a saída de Vítor Pereira do FC Porto, José Tavares torna-se adjunto de Luís Castro na equipa B, acompanhando o treinador quando este assumiu a formação principal em substituição de Paulo Fonseca, a meio da época 2013/14.

«É um jovem que pensa muito o futebol, é super competente, tem ideias bem estruturadas e uma visão com qualidade do processo do treino. Tem feito a carreira dele na estrutura do FC Porto e vai ser um treinador de referência no futebol », garante Rui Quinta.

Resta dizer vai manter a equipa técnica formada por João Brandão, Daniel Correia e Rui Sá Lemos, que já trabalham com ele, e com Luís Castro, desde o início da época.

Aos 36 anos, e com o terceiro nível do curso de treinador, tem a carreira toda pela frente.

Continue a ler esta notícia

Relacionados