Cobrança de dívidas: 13 agentes suspensos - TVI

Cobrança de dívidas: 13 agentes suspensos

Dinheiro

Em causa estão irregularidades na gestão das contas

A Comissão para a Eficácia das Execuções (CPEE) já suspendeu preventivamente de funções 13 agentes de execução (cobrança de dívidas) devido a irregularidades na gestão das contas de clientes, detectadas em inspecções, disse à Lusa a presidente daquele organismo.

A medida é considera por Paula Meira Lourenço como preventiva para «todos os agentes que apresentem irregularidades na gestão das contas dos seus clientes ou os que, de alguma forma, tentem impedir ou não forneçam os dados necessários à inspecção».

A responsável vincou que 13 agentes de execução já foram suspensos de funções, mas que «é necessário prevenir a existência destas irregularidades, através do integral acesso da CPEE ao sistema informático dos agentes de execução», solução que já foi apresentada ao Parlamento e à ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Outra área que Paula Meira Lourenço considera fundamental para o sucesso da actividade em Portugal é a da formação.



Falando na abertura da II conferência internacional Promover a Eficácia das Execuções, que decorre em Espinho, com cerca de 300 participantes, Paula Meira Lourenço defendeu que «a economia não pode funcionar se a acção executiva [cobrança de dívidas e penhoras] não funcionar com eficácia».
Continue a ler esta notícia