Motores de busca podem vir a pagar imposto em França - TVI

Motores de busca podem vir a pagar imposto em França

Internet

Notícia é duplamente negativa para o Google

Nicolas Sarkozy quer aplicar um imposto sobre os lucros da publicidade dos motores de busca e servidores de acesso à Net (ISP), em França.

A meta passa por compensar as perdas das editoras de música e produtoras de filmes.

As propostas foram expostas no seguimento de um estudo realizado por um grupo de peritos conhecido por «mission Zelnik».

De acordo com o «Le Monde», o presidente Sarkozy vai encaminhar o estudo para a autoridade da concorrência local, para que sejam criadas estruturas que permitam compensar os produtores de conteúdos culturais, tal como, apurar uma eventual posição dominante que o Google possa ter na publicidade online.

A notícia é negativa para o Google já que não pode vir a abdicar de uma percentagem marginal dos lucros ao abrigo do hipotético imposto de compensação dos direitos de autor, como também não pode ver a liderança do mercado publicitário online ser posta em causa pelas entidades reguladoras de França.

Também os ISP e os portais que fazem negócios com a publicidade ou o tráfego na Web podem vir a pagar uma taxa de 1% a 2% dos respectivos lucros.

O valor obtido pelo novo imposto será, posteriormente, redistribuído por editoras e produtoras de diversos conteúdos culturais.
Continue a ler esta notícia