Arranjava telhados e foi chamado ao Mundial pelo Facebook - TVI

Arranjava telhados e foi chamado ao Mundial pelo Facebook

Bola Râguebi

A história de Siula Maile, que está no Japão a disputar o Mundial de râguebi

Relacionados

Siula Maile chegou à Nova Zelândia com 17 anos, através de uma bolsa de estudos para jogar rugby num instituto, na categoria de ensino médio.  Apesar de se ter destacado, nunca chegou a concretizar o seu objetivo: alinhar numa equipa do primeiro escalão.

Começou, por isso, a carreira profissional como reparador de telhados, a jogar no modesto Shirley Rugby Club. Os anos passaram, o sonho não se concretizou e Siula Maile seguiu com a vida: construiu uma família e tornou-se pai.

Sempre a reparar telhados, e a jogar râguebi nos tempos livres.

Há algumas semanas, porém, aconteceu algo inesperado. A seleção do Tonga sofreu uma «praga de lesões» e procurava jogadores, pois já estava em fase de preparação para o Campeonato do Mundo.

A verdade é que contactou quinze pessoas e todas elas recusaram: nenhuma queria arriscar perder o emprego para passar dois meses a jogar râguebi, que nos país ainda não permite a ninguém ser profissional.

LEIA MAIS: todas as notícias de Modalidades

Foi então que um pessoa próxima da equipa técnica, que vivia na Nova Zelândia e acompanhava o ráguebi amador, lhe falou de um nome de um natural do Tonga que arranjava telhados e jogava lá. Era um um desconhecido e ninguém tinha o contacto dele: precisamente Siula Maile.

A solução foi contactá-lo pelo... Facebook.

«Sei que parece engraçado ter entrado em contacto com ele no Facebook, mas foi. Ele estava à nossa no aeroporto, mas nenhum de nós o conhecia, só através de fotografias», confirmou Dan Cron, assistente técnico da seleção de Tonga, ao jornal Marca.

«A verdade é que eu não sei muito sobre o Siula Maile. Ele provavelmente está tão surpreso quanto nós. Mas não temos nada a perder. Não tínhamos nada, nem jogadores, e decidimos lançar os dados», afirmou Toutai Kefu, treinador de Tonga.

O agora número 2, estreou-se na Copa do Mundo frente à Inglaterra, num jogo que deu a vitória aos ingleses por 35-3 e já não alinhou no desaire diante a Argentina. Pelo meio concretizou um sonho e abriu portas futuras, podendo ser contactado por clubes depois das suas exibições.

A Seleção do Tonga está em quinto lugar da tabela classificativa, do grupo C, com as seleções da Inglaterra, Argentina, França e Estaudos Unidos, que disputam a fase de grupos da Copa do Mundo de Rugby. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados