VÍDEO: árbitro interrompe jogo no México por insulto a guarda-redes - TVI

VÍDEO: árbitro interrompe jogo no México por insulto a guarda-redes

Monarcas-León interrompido no México por insultos (Universal Deportes)

Jogo entre Monarcas e León esteve parado alguns minutos

Relacionados

O árbitro José Alfredo Peñaloza não teve dúvidas após os insultos vindos da bancada e interrompeu, esta madrugada, durante alguns minutos, o encontro da liga mexicana entre as equipas do Monarcas e do León.

Após um pontapé de baliza do guarda-redes do León, Cota, o árbitro decidiu parar o jogo aos 89 minutos, perante a insistência dos adeptos contrários no insulto visto como homofóbico no México: «eeeeeh puto».

O jogo seria depois reatado e teve 12 minutos de compensação. No último destes, o Monarcas, que perdia até então por 3-2, conseguiu empatar a partida, assinando o 3-3 final.

Durante a paragem do jogo, no marcador eletrónico, surgiram mesmo as regras da liga mexicana que ditam a advertência e a suspensão momentânea de um jogo por atos discriminatórios e ofensivos.

A história do insulto no México:

A expressão dirigida nas bancadas por adeptos mexicanos ao guarda-redes da equipa adversária, durante um jogo de futebol, começou por ser uma brincadeira, mas o passar dos anos e a sua frequência crescente conotou-a como um insulto grave.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

A primeira vez que o «eh puto» surgiu nos estádios mexicanos foi em 2003, no clásico tapatío, entre Atlas e Chivas Guadalajara.

A FIFA chegou mesmo a punir várias vezes a Federação Mexicana de Futebol pelo dito insulto ao longo dos últimos anos, para forçar a expressão a ser erradicada dos recintos desportivos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados