«O Governo não se intimida», diz Sócrates à UnI - TVI

«O Governo não se intimida», diz Sócrates à UnI

  • Portugal Diário
  • 11 abr 2007, 23:28

Independente considera encerramento da instituição serve para «calar a verdade e enterrar o passado»

O primeiro-ministro, José Sócrates, respondeu hoje que «o Governo não se deixa intimidar» pelas declarações da Universidade Independente (UnI) de que o encerramento da instituição serviria para «calar a verdade e enterrar o passado».

Numa carta aberta ao ministro do Ensino Superior assinada pelo corpo directivo, reitoral, docente e administrativo da universidade, divulgada terça-feira, os signatários afirmam ter sido «surpreendidos pela profundidade das ligações e das implicações» em torno da polémica que envolve a instituição.

Na missiva, os responsáveis dizem haver «interesses» que querem encerrar a instituição para «calar a verdade e enterrar o passado para que nada se descubra» e afirmam-se vítimas de pessoas que «querem apenas acertar contas», usando a UnI como «arma de arremesso».

Em entrevista hoje à RTP1 e à Antena 1, o primeiro-ministro garantiu que «o Governo não se deixa intimidar».

«O Governo faz o que tem a fazer. O desafio que a UnI tem pela frente é provar ao Governo que não houve degradação pedagógica», afirmou José Sócrates.

O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, decidiu segunda-feira emitir um despacho provisório de encerramento compulsivo da universidade, considerando que o seu funcionamento estava a decorrer «em manifesta degradação pedagógica».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE