EUA serão 3ª economia do mundo em 2050. Atrás de quem? - TVI

EUA serão 3ª economia do mundo em 2050. Atrás de quem?

Globo

Europa também vai perder terreno e novas potências vão subir a pulso

Os Estados Unidos são hoje a maior economia do mundo. Mas, dizem os especialistas, o rei está prestes a cair e rei morto, rei posto. Em 2050, os EUA serão apenas a terceira economia mundial. No trono sentar-se-á um gigante asiático, e na linha de sucessão estará outro.

De acordo com um estudo da PriceWaterhouseCoopers (PWC), a crise financeira precipitou as alterações na cadeia do poder, impulsionando as grandes economias emergentes em detrimento das mais desenvolvidas. Por isso mesmo, daqui a sete anos (em 2018), os EUA deixarão a liderança económica do globo, ultrapassados pela China, que deterá então a maior economia de todas.

Algumas décadas depois, em 2045, é de esperar que outra economia emergente ultrapasse os EUA: a Índia.

No documento intitulado «O Mundo em 2050», a consultora prevê um novo ordenamento das maiores economias, em termos de Produto Interno Bruto (PIB) ajustado à paridade do poder de compra.

Assim, daqui a menos de uma década (em 2020), a riqueza produzida pelo G7 (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) ficará atrás daquela que produzirão as sete potências emergentes consideradas pela PWC (China, Índia, Brasil, Rússia, Indonésia, México e Turquia).

Mas não são apenas os EUA a perder terreno. A Europa, que actualmente contribui com cinco das maiores economias do mundo (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha), também vai ceder terreno. Em 2050 apenas a Alemanha e o Reino Unido continuarão no top 10: a Alemanha terá caído da 5ª para a 9ª posição e o Reino Unido da 7ª para a 10ª. As restantes três sairão do top.
Continue a ler esta notícia