Novas encomendas à indústria caíram 12,6% em Janeiro - TVI

Novas encomendas à indústria caíram 12,6% em Janeiro

indústria

Quebra na procura dos mercados externo e interno

Relacionados
As novas encomendas dirigidas à indústria recuaram 12,6 por cento no trimestre terminado em Janeiro face ao período homólogo, devido à quebra na procura dos mercados externo e interno, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nos últimos três meses até Janeiro, as novas encomendas caíram 7,5 por cento face ao trimestre anterior, levando a taxa de variação homóloga a recuar 12,6 por cento.

O INE revela que «todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram taxas de variação negativas, excepto o de bens de consumo».

A taxa de variação média nos últimos 12 meses abrandou para 2,2 por cento, depois de no mês anterior ter registado uma taxa de crescimento de 4,6 por cento.

As encomendas feitas pelos mercados externos dirigidas à indústria portuguesa caíram 10,3 por cento em termos homólogos, desacelerando face ao recuo de 1,7 por cento observado no mês anterior.

A taxa de variação média nos últimos 12 meses dos mercados externos foi de menos 0,8 por cento, entrando assim em terreno negativo.

Já as encomendas dirigidas à indústria portuguesa oriundas do mercado interno caíram 14,9 por cento em termos homólogos, tendo a taxa de variação média nos últimos 12 meses desacelerado para 5,5 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados