Guardiola não tem dúvidas sobre quem é o melhor treinador de sempre - TVI

Guardiola não tem dúvidas sobre quem é o melhor treinador de sempre

Cruijff e Guardiola

Johan Cruijff, quem mais?

Relacionados

Pep Guardiola não considera justo compararem-no a Johan Cruijff, porque para o atual treinador do Manchester City o holandês foi o melhor técnico da história do futebol. Cruijff fez o jogo evoluir e ensinou vários treinadores, um deles Guardiola.

«Esqueçam. O melhor foi o Cruijff, de longe. O que ele fez é assombroso», começou por dizer, justificando: «A influência de Cruijff foi enorme e incrível. Tentamos fazer apenas o que ele nos ensinou. Não é comparável a nenhum outro, independente de títulos e conquistas. O Johan era especial. Não há outro como ele.»

«Ele foi único, totalmente único», disse Guardiola, na quinta-feira, em Londres e em exclusivo ao The Guardian, no lançamento da biografia do técnico falecido em março após uma longa batalha com um cancro.

Assim, o treinador espanhol, que trabalhou durante vários anos com Cruiff, não tem também dúvidas que não teria conseguido treinar o Barcelona, Bayern Munique e Manchester City se não se tivesse cruzado com o holandês.

«É graças a ele. Eu não sabia nada sobre futebol, quando o conheci abriu-se um novo mundo. Ele ensinou duas gerações no mundo do futebol a compreender o jogo», justificou, revelando pormenores sobre os treinos: «Não ficava sentado, jogava connosco e melhor do que nós. Não explicava como fazer as coisas, mostrava. Cada treino era uma aula.»

 «Foi o treinador mais corajoso que já conheci. Acreditava no efeito borboleta, que um bom passe no início da jogada poderia resultar em algo maravilho. Tinha conhecimento, carisma e personalidade», elogiou ainda.

Continue a ler esta notícia

Relacionados