Pagamentos da Premier League são uma «uma vergonhosa generosidade» - TVI

Pagamentos da Premier League são uma «uma vergonhosa generosidade»

Chelsea-Middlesbrough (Reuters)

Braço de ferro instalado entre dono do Accrington Stanley e liga inglesa

O presidente do Accrington Stanley deixou duras críticas ao dinheiro que a Premier League movimenta. Em causa está uma ameaça da liga inglesa em cortar os pagamentos de solidariedade ao clube que milita no quarto escalão inglês.

Numa série de tweets publicados na noite desta terça-feira, Andy Holt acusou a Premier de «destruir o jogo», ao permitir lucros para empresários e acumulação de riqueza no topo da pirâmide. Diz mesmo que a Football League é semelhante a um «camponês faminto implorando por sucatas».

A Premier League não demorou a responder. Em declarações citadas pelo jornal «The Guardian», a liga lembra os benefícios que atribui ao Accrington Stanley. «A Premier League apoia todos os clubes da EFL com o ‘Solidarity Payments’ e fornece um financiamento significativo para os seus projetos comunitários e regimes de desenvolvimento de jovens - tudo coisas que o Accrington Stanley beneficia», sublinhou, acrescentando um tom corrosivo ao discurso.

«É somente por causa do interesse na nossa competição e em clubes da Premier League que nós podemos apoiar o Accrington, a pirâmide mais larga do futebol, as comunidades e as escolas do país», admite.

Holt devolveu com censuras à «vergonhosa generosidade de fundos, taxas de transferência e comissões de empresários que saem do controlo com o dinheiro das televisões». O dirigente procurou mesmo estabelecer uma comparação entre a taxa paga ao agente de Paul Pogba e o orçamento anual do clube de Stanley, quase 20 vezes menor.

De seguida, vincou que se tratava de uma mera opinião pessoal, pois não quer prejudicar a situação económica dos clubes ingleses de menor expressão, que dependem de compensações financeiras.

Para esta época, estima-se que cada emblema da League Two receba 430 mil libras esterlinas pelos direitos de transmissão. Clubes da League One arrecadam 650 mil libras e cada equipa do Championship 4,3 milhões.

Continue a ler esta notícia