Mais de uma centena de argelinos chegaram hoje às costa da região espanhola de Múrcia em nove embarcações intercetadas perto da zona de Calblanque e Monte das Cinzas, de acordo com informações da delegação do governo da região.

A primeira embarcação, com 10 migrantes, foi detetada pela Guarda Civil que seguia a bordo do navio “Rio Suadamente” junto ao Monte das Cinzas. A segunda, com 11 pessoas a bordo, seria intercetada pouco depois na mesma zona, surgindo logo de seguida uma terceira com mais cinco pessoas, segundo avançou a agência Efe.

Já o navio “Calíope” do Salvamento Marítimo de Espanha intercetou uma embarcação com nove migrantes a bordo, igualmente na zona do Monte das Cinzas, deparando-se mais tarde com uma segunda na mesma zona, com 10 migrantes, e imediatamente após, uma outra com 17 pessoas a bordo.

Ao longo deste domingo na mesma zona, foram ainda detetadas mais três embarcações com, respetivamente, 17, 16 e 11 pessoas no seu interior.

As autoridades procederam ao resgate dos 106 migrantes, que se encontram todos bem de saúde, segundo indica a Efe, tendo sido transportados para o porto de Escombreras onde foram assistidos pela Cruz Vermelha.

/ Publicado por MM