Covid-19: Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar vacina da Johnson e Johnson a 11 de março - TVI

Covid-19: Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar vacina da Johnson e Johnson a 11 de março

  • Henrique Magalhães Claudino
  • 2 mar 2021, 18:22
Vacinação em Portugal

Vacina unidose deverá chegar a Portugal no segundo trimestre deste ano

A Agência Europeia do Medicamento irá convocar uma reunião extraordinária no dia 11 de março para avaliar a eficácia e segurança da vacina da Johnson e Johnson, revela esta terça-feira um comunicado do regulador.
 
 

O regulador europeu refere em comunicado que o Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), que é responsável pelos pareceres da EMA sobre todas as questões relativas aos medicamentos humanos, está encarregue da realização da reunião.

No domingo,  Agnès Pannier-Runacher,  ministra francesa da Infraestrutura, disse que a luz verde deveria surgir no início do mês de março, "já que a Agência Europeia de Medicamentos está a rever todas as informações que a Johnson & Johnson lhe comunicou para poder colocar essa vacina no mercado".

A ministra adiantou que as primeiras doses devem "chegar no final de março ou início de abril porque há um prazo para a produção das doses", o que "ainda está em discussão com o laboratório".

No sábado, o regulador do medicamento norte-americano aprovou a vacina de dose única da Johnson & Johnson para pessoas com mais de 18 anos, tornando-se a terceira vacina aprovada no país, além da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

vacina de dose única da Johnson & Johnson foi considerada 85,9% eficaz contra as formas graves da doença nos Estados Unidos e é igualmente eficaz contra essas formas graves em 81,7% na Àfrica do Sul e 87,6% no Brasil, assumiu, entretanto, Agência Americana dos Medicamentos.

O fármaco deverá chegar a Portugal no segundo trimestre de 2021. Em caso de aprovação, esta será a quarta vacina a chegar ao país, a qual, ao contrário das outras três que já estão a ser administradas, é de toma única e exige uma menor capacidade de frio para o seu armazenamento.

No âmbito do compromisso da farmacêutica com a Comissão Europeia, está previsto que Portugal receba, ao longo do segundo trimestre, as primeiras 1,25 milhões de vacinas da Janssen que fazem parte de um lote de 4,5 milhões que o país deverá receber ao longo deste ano.

Continue a ler esta notícia