Um barco incendiou-se esta segunda-feira ao largo da Ilha de Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos da América, com 38 pessoas a bordo. A embarcação afundou-se quando os bombeiros combatiam as chamas, informou a guarda-costeira em comunicado citado pela CNN. As autoridades norte-americanas já confirmaram que existem quatro mortos.

O barco estava a cerca de 18 metros da costa e a nota referia "muitas fatalidades". Só cinco pessoas foram resgatadas com vida.

A imprensa norte-americana avança que os passageiros estarão presos nos compartimentos abaixo do deck do Conception, que se encontrava numa viagem de mergulho desde o sábado passado.

A esta altura a contagem de vítimas mortais mantém-se desconhecida, mas as autoridades admitem que o número pode aumentar. 

Não tenho indicação do número de sobreviventes", disse à CNN Aaron Bemis, da guarda-costeira local. O incêndio na embarcação deflagrou durante a madrugada, pelas 3:15 (pouco depois das onze da manhã em Lisboa). 

As cinco pessoas resgatadas eram membros da tripulação, que se encontravam fora dos compartimentos da zona de dormir.  

O fogo era tão intenso que, mesmo depois de o extinguirmos, não conseguimos entrar no barco", explicou o responsável da guarda-costeira. De acordo com Aaron Bemis, as chamas estavam constantemente a reacender-se por causa da quantidade de combustível a bordo.

Até agora, não há qualquer informação sobre a origem do incêndio.