Um dos maiores youtubers de maquilhagem do mundo, Jefree Star, revelou que o armazém da sua linha de maquilhagem foi assaltado. No total, foram roubados comésticos no valor de 2,5 milhões de dólares (cerca de 2,2 milhões de euros), incluindo produtos inéditos, que ainda não estavam à venda.

Como conta o youtuber num vídeo publicado esta quarta-feira, foi na madrugada de dia 16 de março que um grupo de assaltantes invadiu o armazém localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O FBI já está a investigar o caso e suspeita que o objetivo dos assaltantes é vender os produtos no mercado negro.

Jefree Star revelou o episódio depois de um corretor de maquilhagem inédito, que estava a ser desenvolvido há cerca de um ano, aparecer em sites de vendas online.

Nunca pensei passar a minha segunda-feira com o FBI a analisar vendedores de maquilhagem do mercado negro", escreveu o youtuber no Twitter.

 

Jeffrey Lynn Steininger, conhecido como Jefree Star, tem cerca de 14 milhões de subscritores no Youtube e lançou a sua própria marca de beleza, a Jeffree Star Cosmetics, em 2014. 

Há um ano, o armazém da empresa de cosmética Anastasia Beverly Hills, também localizado em Los Angeles, foi alvo de um roubo semelhante, tendo desaparecido produtos no valor de 4,5 milhões de dólares.

Os roubos devem-se ao facto destes produtos serem muito procurados no mercado negro. Há inclusivamente muitos produtos falsos à venda, o que já fez o FBI alertar os consumidores para os perigos. Vários desses cosméticos contêm substâncias perigosas para a saúde, como o arsénio.

De acordo com a BBC, atualmente a indústria global da beleza vale centenas de milhões de dólares.