Mundial 2030: Argentina, Uruguai e Paraguai anunciam candidatura conjunta - TVI

Mundial 2030: Argentina, Uruguai e Paraguai anunciam candidatura conjunta

La Bombonera

Ano do centenário da competição, que foi realizada pela primeira vez no Uruguai

Relacionados

Os presidentes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai anunciaram nesta quarta-feira uma candidatura conjunta à organização do Mundial de 2030, ano em que se assinalam os 100 anos da competição cuja primeira final foi realizada em Montevideo, capital do Uruguai.

O anúncio foi feito após uma reunião entres os três estadistas que decorreu em Buenos Aires, capital da Argentina.

«A primeira reunião [de preparação da candidatura] será organizada nas primeiras semanas de novembro», afirmou Horacio Cartes, presidente do Paraguai. Gianni Infantino, presidente da FIFA, também esteve reunido com os três presidentes.

Recorde-se que no ano passado o presidente do Uruguai já tinha transmitido ao presidente da FIFA o desejo de organizar, na altura em conjunto com a Argentina, o Mundial de 2030: curiosamente, a final de 1930 opôs estes dois países.

Embora sem ter oficializado o desejo, a China também já manifestou o interesse em acolher uma próxima edição da competição, algo que só seria possível a partir de 2030, já que o Mundial de 2022 será realizado no Qatar, o que impede que a competição seguinte (2026) se jogue no mesmo continente.

Continue a ler esta notícia

Relacionados