Trump absolvido do processo de impeachment - TVI

Trump absolvido do processo de impeachment

  • HCL
  • 5 fev 2020, 21:22

O Senado dos Estados Unidos da América absolveu o presidente norte-americano, o republicano Donald Trump, das acusações de abuso de poder e obstrução ao Congresso que sustentavam o processo de destituição do chefe de Estado.

Chegou ao fim o processo de destituição de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos foi esta quarta-feira absolvido pelo Senado das acusações de abuso de poder e de obstrução ao Congresso.

Donald Trump era acusado de ter pressionado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar a atividade do filho do seu adversário político Joe Biden junto de uma empresa ucraniana envolvida num caso de corrupção, num gesto que a Câmara de Representantes considerou constituir um ato de abuso de poder, bem como de ter tentado obstruir a averiguação destes factos por parte do Congresso.

Com 48 votos a favor da condenação, incluindo o do republicano Mitt Romney, e 52 votos a favor da inocência de Trump, o presidente dos Estados Unidos foi ilibado da acusação de abuso de poder.

Trump saiu ainda ilibado na votação relativa à acusação de obstrução ao Congresso com 53 votos favoráveis contra 47 votos da bancada democrata.

Donald Trump era acusado de ter obstruído o funcionamento do Congresso, impedindo que funcionários e ex-funcionários da Casa Branca testemunhassem durante a fase de inquérito do processo de destituição.

Termina assim o processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, o terceiro da história do país.

Donald Trump já reagiu, através do Twitter, ao resultado da votação.Num vídeo, celebra a votação com a "promessa" de se candidatar "para sempre".

 

 

Hillary Clinton lamentou o desfecho da acusação, afirmando no Twitter que “quando o julgamento do impeachment do Presidente começou, os senadores republicanos juraram defender a Constituição. Hoje, 52 deles votaram e traíram esse juramento — e traíram-nos a todos nós. Estamos a entrar em território perigoso para a nossa democracia. Vai ser preciso que todos nós trabalhemos juntos para a restaurarmos”. 

 

 

Donald Trump já anunciou que vai fazer um discurso "de vitória" amanhã à nação.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE